Conheça as principais ligas de aço e suas aplicações!

Conheça as principais ligas de aço e suas aplicações!

O aço é um material muto utilizado na sociedade em geral, porém em específico na indústria e na construção civil, sendo produzido basicamente por ligas de ferro como carbono e em alguns casos aditivos, que buscam modificar certas propriedades.

No artigo de hoje, iremos identificar e explicar como funciona cada liga de aço.

Aço Carbono!

O aço carbono é uma liga formado por uma liga de ferro e carbono, com teor de carbono inferior a 2,11% de sua composição.

Conhecemos como aço carbono, todos aqueles derivados da união do ferro com carbono.

Os aços carbonos são os mas produzidos e utilizados pela sociedade mundial, podendo ainda ser subdivido em outros tipos, de acordo com o percentual de carbono presente em sua composição, veremos a seguir:

  • Aço alto Carbono: 0,50% a 2,11%

  • Aço médio Carbono: 0,20% a 0,49%

  • Aço baixo Carbono: 0,05% a 0,20%

Aço Liga

Os aços liga são aqueles que possuem outros elementos em sua estrutura além do ferro e carbono. Estes elementos trazem como objetivo a alteração das propriedades do aço, como o aumento da resistência mecânica.

Em geral, os elementos mais encontrados em adição ao aço são: Cromo, Manganês, Níquel, Molibdênio, Tungstênio, Vanádio e Silício a depender apenas das propriedades que se deseja atingir.

Semelhantemente ao aço carbono, o aço liga pode ser subdivido em base com sua composição, veja a seguir:

  • Aço Baixa liga: até 5% de elementos aditivos

  • Aço Média liga: entre 5% e 12% de elementos aditivos

  • Aço Alta liga: Acima de 12% de elementos aditivos

Aço Inox

O aço inox é muito utilizado na fabricação de eletrodomésticos, justamente por possuir elevada resistência contra a corrosão, devido a adição de um elemento químico específico, o cromo!

O aço inox é composto geralmente por uma liga de ferro, carbono e cromo, sendo este último em um percentual mínimo de 10%.

O cromo quando em contato com o oxigênio presente no ar forma uma camada de óxidos que conseguem proteger o material contra a corrosão.

Além da resistência contra a corrosão, o aço inox também possui um brilho característico, que o torna imponente e o faz muito utilizado para fins arquitetônicos e decoração.

Na Usi Bronze, garante os melhores produtos de todo o mercado, além de profissionais altamente preparados e prontos para atender qualquer que seja a demanda.

Entre já em contato com a Usi Bronze e solicite seu orçamento exclusivo!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030