Aço: 5 curiosidades sobre essa liga metálica

Aço: 5 curiosidades sobre essa liga metálica

O aço é uma liga metálica formada por ferro e carbono. Pode, inclusive, ser utilizado para produzir outras ligas e tem mais aplicações que o ferro, sabia?

Ele pode ser utilizado em diversas aplicações, incluindo na indústria, construção civil, para confeccionar utensílios domésticos, na arquitetura, etc.

Criado pelo engenheiro inglês Henry Bessemer, o aço começou a ser produzido em massa, o que ajudou, inclusive, na expansão da Marinha Britânica e no desenvolvimento de armamentos mais resistentes.

Quer conhecer melhor o aço e suas curiosidades? Acompanhe o que preparamos a seguir!

 

1. O aço é totalmente reciclável 

Essa liga química é altamente resistente, tem vida útil longa e é totalmente reciclável. Além disso, o aço é muito utilizado em diversas aplicações, pois se harmoniza com todos os materiais.

Sua capacidade de isolamento e baixa inércia térmica conferem ao aço a capacidade de economizar energia em muitas utilizações. Por isso, várias áreas da indústria fazem uso dele.

 

2. Existem diversos formatos de chapas de aço

Cada segmento da indústria utiliza formatos específicos de aço. Tubos de aço quadrados, por exemplo, são aplicados em setores que necessitam de maior resistência. Um exemplo são os maquinários industriais.

Já os tubos industriais redondos são utilizados na fabricação de móveis e brinquedos, já que têm menor peso em suas chapas.

 

3. O aço começou a ser utilizado no antigo Egito

Segundo dados históricos, generais e soldados aprenderam a utilizar a liga de aço para desenvolver facas e espadas. Misturado com outros elementos químicos, o aço foi bastante aproveitado naquela época.

De maneira bastante rudimentar, os egípcios começaram a manipular as ligas de aço, dando origem a objetos e soluções que depois seriam aprimorados.

 

4. O aço é utilizado para medir os índices de crescimento econômico

Sabia que muitos índices de crescimento e desenvolvimento econômico se baseiam na produção de aço?

Isso acontece porque a fabricação desse elemento avalia a infraestrutura e economia de um país. Dessa forma, os resultados da siderurgia equivalem a um termômetro para diversos setores devido às exportações, consideradas um índice na classificação econômica mundial.

 

5. O aço não degrada o meio ambiente

Embalagens de aço se degradam em apenas cinco anos. Isso acontece devido à sua oxidação, porém, equipamentos e produtos confeccionados com aço voltam a seu estágio inicial de óxido de ferro, voltando à forma da matéria-prima que lhes deu origem.

Considerado uma das principais descobertas do setor da mineração, o aço é amigo da natureza e é fundamental nos tempos atuais.

 

Se você precisa de ligas metálicas para as mais diferentes aplicações, a Usibronze é a parceira ideal!

Entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores. Temos vasta atuação nesse segmento e estamos prontos para atender à sua necessidade.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030