Conheça melhor o alumínio e suas ligas

Um dos materiais metálicos mais versáteis, econômicos e interessantes da indústria, o alumínio e suas ligas podem ser utilizados em diversas aplicações. Sua utilização como metal estrutural, aliás, só é menor do que a dos aços.

Com 1/3 da densidade do aço, o alumínio tem grande resistência mecânica e, por isso, é bastante útil na construção de estruturas móveis, como aeronaves e veículos.

Conhecer a utilização e os benefícios do alumínio e suas ligas é fundamental para aplicar esse produto a diferentes necessidades. Por isso, a seguir, apresentamos algumas características desses materiais.

 

Benefícios do alumínio e onde ele é utilizado

O alumínio não é ferromagnético, tem elevado nível de condutividade térmica e elétrica e não é tóxico. Outra vantagem desse material é a resistência à oxidação progressiva, já que os átomos de sua superfície se combinam com o oxigênio da atmosfera.

Assim, forma-se uma cama de óxido protetor, que impede a progressão da deterioração do material. Com determinados tratamentos, o alumínio se torna, também, resistente à corrosão em meios mais agressivos.

A classificação do alumínio depende de alguns requisitos. Basicamente, ela é dividida em duas partes: primária e secundária.

O alumínio primário é produzido, basicamente, pelo processo Hall-Héroult, no qual a alumina (óxido de alumínio) obtida pelo refino da bauxita é dissolvida num banho de criólitos e sais fluoretos.

Esse alumínio contém uma quantidade relativamente elevada de impurezas. Para obter ligas com maior pureza, é essencial investir em outros métodos de refino.

Já o alumínio secundário é produzido da reciclagem de sucata e constitui uma importante fonte de produção do metal. Essa atividade representa uma importante economia de energia elétrica – algo muito importante na produção do metal.

O alumínio pode ser produzido em uma série de formas diferentes. Elas incluem chapas, placas, folhas, lingotes, bobinas, tubos, barras, pó, extrudados e outras.

Suas aplicações destinam-se à indústria química e elétrica, fabricação de aeronaves, aplicações arquitetônicas e produtos de uso geral, varetas ou eletrodos de solda e chapas para brasagem, produtos expostos à atmosfera marinha, extrudados de uso arquitetônico e componentes estruturais de aeronaves.

Precisa de ligas de alumínio? Fale com a Usi bronze.

Temos décadas de experiências no fornecimento de ligas metálicas para as mais variadas aplicações e certamente temos a solução ideal para a sua necessidade!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030