Bronze grafitado e suas aplicações nos setores industriais

Bronze grafitado e suas aplicações nos setores industriais

O bronze grafitado é popularmente conhecido como bronze autolubrificante, conhecido portanto, por ser um produto poroso e que apresenta características antifricção.

O bronze grafitado é utilizado em peças onde não é permitida a lubrificação manual. Apresenta como padrão o processo de fabricação por sinterização, que o torna permanentemente lubrificado, prologando assim a vida útil dos componentes.

Tal material é perfeito para as aplicações que sofrem por rígidas fricções, atritos e movimentações repetidas, mantenham-se firmes e resistentes ao desgaste.

São altamente duradouros, sendo uma liga metálica bastante dura e de qualidade. As vantagens de se optar por essa liga é imensa, afinal é a preferida dentro da indústria naval, automotiva, mecânica e de eletrodomésticos. Isso acontece justamente pelo processo de sintetização do pó que o bronze grafitado, fazendo com que a liga crie uma película deslizante permanente e de extrema eficiência. Com ela, a aplicação ganha o fator da porosidade e da auto lubrificação, fundamentais para reduzir os impactos destes tipos de contatos.

Vale ressaltar que, o bronze grafitado pode ser aplicado em diversas ferramentas mecânicas, principalmente rodantes e de engrenagens. Além disso, a liga metálica pode ser fornecida em formatos e dimensões variados, como tarugos, buchas, barras chatas, barras ocas, mancais, vergalhões, tubos entre muitos outros para serem transformados ou utilizados na forma comprada.

As principais aplicações do bronze grafitado são em:

  • Mancais autolubrificantes

  • Buchas deslizantes

  • Dispositivos com difícil acesso de lubrificação forçada

É importante ressaltarmos que, o bronze grafitado deve evitar choque e batidas bruscas durante o seu manuseio. Outro atrativo do bronze grafitado que podemos considerar, é o seu baixo custo e, em segundo lugar sua grande durabilidade.

As normas internacionais deste material são classificadas em síntese, como SAE 841 e também ASTM 255.

A Usi Bronze, é uma empresa ligada diretamente com o ramo das ligas metálicas, que além de oferecer excelente atendimento disponibiliza uma linha completa de ligas metálicas, sendo elas de incríveis resistências, alta tecnologia e excepcional durabilidade.

Está esperando o que? Entre já em contato com a Usi Bronze e solicite seu orçamento!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030