Quais são as propriedades do bronze?

Quais são as propriedades do bronze?

O bronze foi uma das primeiras ligas metálicas a ser produzida pelo homem, em um período que ficou conhecido como Idade do Bronze, há praticamente 3.000 anos atrás.

Tal período ocorreu em diversas civilizações e, em diferentes momentos. Consistiu no desenvolvimento do bronze e na produção de utensílios, como por exemplo, armas e ferramentas a partir desse material, sendo o mais resistente do que os usados até então.

Alguns fatores fazem com que o bronze seja utilizado em diversa atividades e objetos, porém os principais são: resistência contra a corrosão e a possibilidade de ser facilmente polido.

Além disso, quando polido o bronze tem a capacidade de adquirir uma coloração bem similar ao outro, tornando-se um excelente material para a elaboração de esculturas e ornamentos de decoração. Uma outra vantagem que vale a pena ser ressaltada nesse artigo é que os restos das peças podem ser fundidas novamente e reaproveitadas, com facilidade bem melhor de se moldar.

Existem diversos tipos de bronze, que só podem ser diferenciados pela presença de outros componentes como: zinco, alumínio, níquel, fósforo, antimônio e o chumbo.

Ao incluir esses elementos, o cobre adquire outras características como aumento da resistência mecânica e a dureza.

As principais características e propriedades do bronze são:

  • Coloração dourada

  • Maleável

  • Ótimo condutor de calor e eletricidade

  • Alto ponto de fusão

  • Derrete com facilidade

  • Grande resistência mecânica

  • Resistência contra a corrosão

  • Ductibilidade

Devido á sua versatilidade, o bronze é encontrado em uma grande variedade de instrumentos como, sinos, peças para automóveis e motores, hélices, parafusos, tubos, objetos de decoração, moedas, estátuas, instrumentos musicais, joias e determinadas armas.

O baixo atrito de metal com o metal do material, torna o bronze adequado para ambientes de alta tensão, como aqueles enfrentados por buchas e determinados rolamentos.

Quando o assunto é liga metálica, não pode-se pensar duas vezes, o ideal é investir em uma empresa que assuma a responsabilidade de entregar o bronze com qualidade, segurança e durabilidade.

A Usi Bronze possui grande experiência no ramo de ligas metálicas, além de contar com uma equipe de profissionais altamente capacitados e prontos para atender qualquer demanda.

Entre já em contato com a Usi Bronze e solicite já seu orçamento!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030