Tudo sobre a Idade do Bronze!

A Idade do Bronze foi o período  que ficou conhecido pelo desenvolvimento de ferramentes e utensílios diários, feitos com o bronze. O bronze é a liga metálica obtida a partir da junção de cobre com estanho, o que acaba gerando um material extremamente resistente e ótimo para a produção de ferramentas.

 

Esse período compõe o que chamamos de Idade dos Metais, que é subdividida em Idade do Cobre, do Bronze e do Ferro. Este período faz parte do que conhecemos como pré-história, tempos que precederam a Idade Antiga.

 

Antes dos domínios metais, os homens e mulheres que viviam nesse período utilizavam a lapidação em pedras para produzir seus utensílios de uso cotidiano. Em meados de 6.500 a.C, com a descoberta do cobre, os humanos passaram a utilizar os metais para a  produção de ferramentas e instrumentos, modificando as formas de viver e sobreviver no mundo.

O domínio dos metais e aprimoramento de técnicas iniciou-se no Oriente Próximo e espalhou-se pela Europa. O bronze foi uma grande e importante descoberta, pois era muito mais duro e resistente do que o cobre, fazendo com que seus instrumentos tivessem uma durabilidade bem maior que as anteriores.

 

O início do Bronze ocorreu tanto na Grécia como na China por volta de 3.000 a.C, mas também se desenvolveu em outros locais bastante conhecidos, como a Mesopotâmia e o Egito, que por sinal, forma os marcos das civilizações antigas.

O processo de domínio das ligas metálicas é marcado por rupturas e permanências. Por mais que houvesse o domínio de metais, o uso de utensílios em pedras foi bastante comum por muito tempo. O domínio de uma técnica não envolveu o fim da outra. Pedras e metais estiveram presentes na vida dos homens e mulheres concomitantemente e assim, a substituição de pedra pelo bronze se deu de forma processual.

 

O manuseio das ligas metálicas fez com que pessoas passassem a trabalhar com metais. É a atividade dos metalúrgicos que marca o início da Idade do Bronze, pois dominaram a técnica de misturar o estanho com o cobre formando a liga metálica que denomina o período. Essa atividade esteve presente em relações comerciais que envolviam, além dos metalúrgicos, artesãos e produtores que se encontravam nas cidades para realizar trocas de suas mercadorias. Assim, ferramentas e utensílios em bronze foram difundidas, tal como o seu uso.

 

Dessa forma pode-se compreender que a chamada pré-história em nada tem a ver com aquilo que é anterior á história, mas sim a experiência que homens e mulheres tiveram que precederam a escrita.

O bronze realmente é a liga que mais se faz presente no nosso dia a dia, e também, em objetos que utilizamos com frequência. É por esse motivo que devemos investir em uma liga bronze de qualidade e, é nisso que a Usi Bronze investe. Trabalhamos com o melhor bronze disponível no mercado, além de oferecer ótimo atendimento e excelente custo benefício.

Entre já em contato com a Usi Bronze e solicite seu orçamento!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030