História das Ligas de Aço!

História das Ligas de Aço!

A produção aço é recorrente da necessidade do desenvolvimento econômico. Seu consumo cresce proporcionalmente à construção de edifícios, execução de obras públicas, instalação de meios de comunicação e relacionado a produção de equipamentos utilizados na exploração das riquezas necessárias ao bem estar de toda a sociedade. O aço é uma liga metálica de múltiplas aplicações industriais, sendo o componente principal componente de ferro, na qual entram quantidades variáveis de carbono, elemento no qual lhe confere propriedades específicas.

Os diferentes tipos de aço se classificam em dois grandes grupos. Ao primeiro, temos o grupo pertencente aos aços carbonos, cuja composição, participam além do ferro e do carbono, elementos residuais como enxofre, silício, fósforo e outros processos de fabricação que não conseguem eliminar. O segundo grupo, pertencem as ligas integradas por elementos adicionados intencionalmente, cuja a função é melhorar ainda mais a qualidade do aço. Basicamente o aço é obtido pela transformação do minério de ferro em ferro-gusa, processo que é feito por fornos altos. A etapa seguinte é o refino, que elimina por oxidação os elementos que não são bem-vindos.

O ferro resultante desse processo tem alto grau de pureza e, é acrescido de quantidades adequadas dos elementos que irão formar a liga final. Os principais processo de refino gusa são:

  • Bessemer

  • Siemens-Martin

  • Método Elétrico

O Aço no Brasil se deu a partir do Congresso Internacional de Geologia, que publicou todas as estatísticas sobre as reservas ferríferas brasileiras que despertam a atenção de todas as nações industrializadas. A exportação do minério bruto prevaleceu sobre a industrialização até o final da década de 1930. Quando a Segunda Guerra Mundial estourou, o Brasil contava com apenas 11 pequenas siderurgias que, produziam pouco mais de noventa mil toneladas de aço por ano.

Desde a primeira extração e a utilização do cobre, os metais se tornaram elementos indispensáveis para o progresso da sociedades. A metalurgia, é por isso, uma das atividades a que o homem tem dedicado seus maiores esforços. Portanto, metalurgia é o conjunto de técnicas e processos usados para a extração, beneficiamento e processamento industrial dos metais.

Nas sociedades industrializadas, cresce de acordo com a importância dos processos de recuperação e reciclagem da sucata, pelos quais podemos obter notável economia em relação à extração a partir do mineral. Para contar com uma liga aço de qualidade, é de extrema importância investir em um fornecedor de qualidade. Ao falar de qualidade, a Usi Bronze é pioneira no mercado de bronze.

Trabalhando, desde 2017, para proporcionar os melhores produtos e atendimento para os seus clientes, sempre se preocupando em oferecer o melhor atendimento e os melhores produtos para todos os clientes.

Entre já em contato com a Usi Bronze e solicite já seu orçamento!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030