Bronze: Ocorrência e exploração no Brasil

Bronze: Ocorrência e exploração no Brasil

A Idade do Bronze foi um período que ficou popularmente conhecido pelo desenvolvimento de ferramentas e utensílios feitos com o bronze como forma de matéria-prima. Estamos nos referindo, a uma liga metálica feita a partir da junção do cobre com o estanho que, acaba resultando em um material resistente e com excelente qualidade para a produção e desenvolvimento de diversas ferramentas.

Este período compõe o que conhecemos como Idade dos Metais, subdivida em Idade do Cobre e do Ferro. Este período faz parte do que conhecemos como pré-história, os tempos que precederam a Idade Antiga.

Antes da utilização dos metais, a população que vivia naquela época aderiram ao meio de lapidação em pedras para produzir seus utensílios de uso cotidiano. Em meados de 6.500 a.C, com a descoberta do cobre, a sociedade passou a utilizar os metais para a produção de ferramentas e instrumentos, modificando as formas de viver e sobreviver no mundo. O domínio dos metais iniciou-se no Oriente, próxima parada foi a Europa. O bronze foi uma grande descoberta, justamente por ser mais duro e mais resistente que o cobre, fazendo com que seus instrumentos tivessem uma durabilidade maior.

O processo do domínio da liga metálica é marcado por rupturas e permanências, por mais que houvesse o domínio de metais o uso de utensílios em pedras foi bastante comum por muito tempo. O domínio de uma técnica não envolveu o fim da outra, basicamente as pedras e metais estiveram presentes na vida da sociedade, sendo assim, a substituição da pedra pelo bronze se deu de forma processual. O manuseio das ligas metálicas fez com que as pessoas passassem a trabalhar com os próprios metais.

É a atividade dos metalúrgicos que marca o início da Idade do Bronze, pois dominaram a técnica de misturar o estanho com o cobre formando a liga metálica que denominamos esse período. Essa atividade esteve presente nas relações comerciais que envolviam, além dos metalúrgicos, artesãos e produtores que se encontravam nas cidades para realizar trocas de suas mercadorias. Assim, ferramentas e utensílios em bronze foram difundidas, assim como seu uso.

Outro ponto interessante que vale a pena ser ressaltado, é o fato de elas terem sido fabricadas conscientemente, o que demonstra que os homens deste período intencionalmente fabricavam o bronze, sabendo da sua durabilidade e qualidade para os materiais que produziam. A fabricação do bronze envolviam a extração do estanho, que deveria ser fundido separadamente, depois assim adicionado ao cobre e por fim, derretido em forno e mantido por carbono.

A adoção do bronze no Brasil se deu de forma gradativamente, ou seja, foi acompanhando a evolução em conjunto com os demais países vizinhos, porém vale ressaltar que nem todas as culturas dominaram a técnica do bronze assim de imediato. Diferentemente do Brasil, a área que corresponde a Ásia Central se deu por volta de 2.000 a.C, já na porção sul do Saara do continente africano o domínio do bronze não ocorreu, e a transição da Idade de Pedra se deu diretamente para o domínio do ferro, sem passar pela experiência do bronze. Como o território brasileiro sempre foi bastante vasto em quesito mineração e solos que são propícios para a extração.

Por fim, nesse artigo tivemos uma ideia de como o bronze surgiu para o mundo, e para o nosso próprio país. O Brasil realmente é um território incrível em diversos aspectos , inclusive na utilização do bronze como matéria-prima para inúmeros setores industriais. São peças fundamentais que vamos utilizar no nosso dia a dia, por essa importância devemos sempre optar por um produtor de qualidade e eficiência. A Usi Bronze tem total propriedade de falar no campo do bronze, trabalhando apenas com a melhor qualidade de bronze já encontrada no mercado.

Entre em contato já e solicite seu orçamento exclusivo!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030