Será que todo inox é igual?

Será que todo inox é igual?

O aço inox é atualmente, uma das matérias-primas mais requisitadas dentro dos segmentos industriais. Seu uso é bastante comum, presente em componentes estruturais, de parafusos até itens de acabamento, se tornou tão popular por apresentar grande duração e resistência contra a oxidação.

Popularmente o aço inox é conhecido por não oxidar em contato com ar do ambiente, isso graças a uma leve camada fina de cromo que garante o revestimento do aço.

Agora que já sabemos como funciona a composição desse incrível material, veremos a seguir, as diferenças que cada liga do aço apresenta.

Aço inox 304: É o mais comum de todos, sendo industrializado e comercializado com facilidade. Altamente recomendado para equipamentos de cozinha, hospitais, indústrias químicas, farmacêuticas e petroquímicas. Possui em sua composição de 17% á 25% de cromo e de 7% á 20% de níquel, fazendo com que esse material pertença á uma classe austenítica e que, pode ser facilmente trefilada, resistência contra o calor, ou seja, quando o aço inox 304 é submetido a altas temperaturas. Para fabricar um material tão importante, todos os aços inoxidáveis devem ser produzidos a partir de ferramentas dedicas especificamente á produção de materiais da mesma liga. Ou seja, para que o aço inox 304 desempenhe um papel satisfatório, a sua fabricação deve ser feitas apenas com metais indicados para a fabricação de aço inox.

Barra de Aço inox 304: É bastante utilizada na fabricação de diversos produtos, porém, seu destaque vai para peças que serão expostas a ações corrosivas, como em soluções salinas ou submetido ao ácido nítrico. Esse material pode ser apresentado de diversas formas, sejam elas, redondas, quadradas, retangulares ou até mesmo sextavada.

Apresenta grande flexibilidade, grande duração com reduzida necessidade de manutenção, superfície com grande apelo estético, podendo ser exposta á condições diversas de temperatura e por fim, facilidade de limpeza e higienização. Podemos encontra a barra de aço inox 304 em determinados equipamentos para a indústria química, naval, farmacêutica, têxtil, instalações criogênicas e tanques de fermentação de cerveja.

Barra de Aço inox 316: Geralmente são peças que exigem alta resistência contra corrosão localizada, determinados equipamentos de indústrias químicas, farmacêutica, têxtil, petróleo, papel, celulose, borracha, nylon, e tintas em geral. Por ser um material derivado do aço, apresenta grande resistência contra a oxidação, por isso é, indicado para o uso naval, justamente por ter propriedades antioxidantes quando colocado em contato com a água do mar, além de, fazer parte de equipamentos para processamentos fotográficos e cubas de fermentação instrumentos cirúrgicos.

Quando diz respeito as ligas de aço, é muito importante saber que a matéria-primadelas, o aço inox, está presente em todas as suas divisões, diferenciando apenas na quantidade e onde cada peça deverá ser utilizada de forma correta. Por isso, a Usi Bronze, procura manter constantemente informado todos os nossos clientes. Trabalhamos apenas com a melhor liga de aço existente no mercado, procurando sempre, oferecer o melhor atendimento á todos.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030