3 aplicações da matéria-prima da liga de alumínio 6061

3 aplicações da matéria-prima da liga de alumínio 6061

A liga de Alumínio 6061 se trata de uma combinação exata de Alumínio com Magnésio e Silício, é uma liga que se destaca por sua flexibilidade e forte resistência a corrosão, porém não são indicadas a projetos de usinagem e soldas. Indicada para projetos que não exigem um grau mais alto de usinagem, são bem mais voltadas para aqueles projetos que exigem uma estética mais admirável, por ser uma liga metálica que apresenta boa mecânica, resistência a corrosão e um polimento.

A liga de alumínio 6061 é bastante flexível e pode ser aplicada em diferentes segmentos, exemplo:

  • Moldes diferentes

  • Estruturas diversas navais

  • Indústria automobilística

  • Moveleira

  • Vagões

  • Oleodutos

  • Veículos

A liga de alumínio 6061 possui uma aplicação mais técnica, isso quer dizer que, para utilizar essa liga com total perfeição e propriedade é necessária aplicação de uma força mecânica bem maior que a utiliza nas demais ligas, um exemplo disso é o limite de escoamento. Nas ligas inferiores, gira em torno de 80 MPa, já na liga de alumínio 6061 esse valor consegue chegar em 240 MPa.

Citado anteriormente, as matérias-primas que constitui essa liga metálica, são o Alumínio, Magnésio e o Silício, veremos como essas três matérias podem ser aplicadas.

Alumínio: o alumínio é um metal não ferroso usado nos mais diversos setores industriais, principalmente por apresentar uma leveza significativa, alta resistência, condutibilidade elétrica e térmica, além de possuir resistência à corrosão e não agredir o meio ambiente por ser um metal reciclável. Esse metal está presente em toda face terrestre, fazendo parte do dia a dia de todos.

Magnésio: é um metal que chama atenção pelo seu brilho branco claro que quando queimado acaba se tornando até um pouco ofuscante, utilizado por muito tempo como forma de flash de antigas máquinas fotográficas. Hoje, por apresentar uma leveza relativa, seu uso se tornou mais comum em rodas e estruturas de aparelhos eletrônicos, além de sistema de proteção contra a corrosão, em termos populares são conhecidos como “metal de sacrifício”.

Silício: utilizado em sua maioria como componentes de silicone, vidro, cimento e cerâmica. Além dessas aplicações, a indústria eletrônica utiliza o silício por ser um material semicondutor bastante abundante sendo utilizado na fabricação de diversos circuitos eletrônicos.

A liga de alumínio 6061 apresenta bastante resistência e qualidade, quando são combinadas essas três matérias-primas são muito eficazes, e apesar de, apresentarem características tão distintas quando estão sozinhas, juntas elas formam a liga de alumínio responsável pela reprodução de projetos que necessitam de resistência e maior mecânica. Na USI Bronze você encontra grandes referências da liga de alumínio 6061, ideal para seus projetos e ideias, garantindo qualidade e ótimo custo benefício.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030