Entenda as diferenças entre os tipos de aço inox

Entenda as diferenças entre os tipos de aço inox

O aço inox é, atualmente, semelhante á um material extremamente durável e resistente, causando a impressão que se trata de um material que não se deteriora sob condições adversas. Levando em consideração todas essas informações, o aço inox se tornou um dos materiais mais utilizados para a produção de utensílios e diversos equipamentos para a cozinha, porém vale ressaltar que, esse aço não possui duração eterna, ele apenas apresenta alta resistência contra a corrosão e quando submetido á um determinado clima ou agente, essa certa resistência varia de acordo com o tipo de aço inox.

O aço inox é feito a partir de uma liga com diversos metais envolvidos, podendo ser produzido utilizando diversas composições químicas, das quais resultam materiais com características também diferentes e, mesmo quando o aço inox sofre algum tipo de dano seja, um corte, amassado ou arranhão, imediatamente o oxigênio do ar combina com o cromo, formando novamente a camada protetora e voltando sua resistência original.

As ligas de aço inox apresentam algumas peculiaridades que são, características principais da família do aço, exemplo, alta resistência á corrosão, aparência higiênica, facilidade na hora de executar a limpeza, duração na hora de manter a suas propriedades originais mesmo quando, são submetidos a elevadas ou baixas temperaturas, resistência á variações bruscas de temperatura, ou seja diferenças significativas na mudança de temperatura, acabamento superficial com formas variadas, forte apelo visual, custo benefício favorável, custo acessível na hora de realizar a manutenção, baixa rugosidade superficial e não prejudicial ao meio ambiente, reciclável.

Há alguns tipos determinado do aço inox que são mais presentes no mercado, veremos a seguir alguns dos principais e suas funções.

  • Aço inox redondo 304: possui resistência contra a oxidação, porém a resistência contra a corrosão intercristalina também é garantida. Utilizado amplamente na fabricação de tubos, recipientes, equipamentos hospitalares e farmacêuticos, peças para a indústria química, petrolífera, têxtil, laticínios, frigorífica entre outras.

  • Barra de aço inox 304: bastante utilizada no segmento industrial, essa variação do aço inox pode ser encontrada em, eixos, guinchos, hastes, aramados, fixadores, torres de resfriamento, barras roscadas, equipamentos cirúrgicos e eletrocalhas.

  • Barra de aço inox 316: utilizadas em peças que exigem alta resistência contra corrosão, localizada normalmente em equipamentos de indústrias químicas, farmacêutica, têxtil, petróleo, papel, celulose, borracha, nylon e tintas. Algumas peças da área naval também utiliza a barra de aço inox 316, assim como, equipamentos criogênicos, equipamentos para processamento de filme fotográfico e cubas de fermentação de instrumentos cirúrgicos.

O aço inox é um material, como vimos, presenta na maioria dos utensílios que utilizamos no dia a dia. Justamente por se tratar de um material que compõe a maioria dos objetos encontrados, é de fundamental importância escolher com cuidado e analisar a procedência do material escolhido, e nisso a Usi Bronze, garante a todos os seus colaboradores. Resistência, qualidade e excelente custo benefício é o que nós move, e nós sentimos honrados de fazer parte do crescimento industrial que acontece cada dia mais.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030