Ligas de aço: tipos e aplicações disponíveis

Ligas de aço: tipos e aplicações disponíveis

Muitos segmentos da indústria e a construção civil utilizam o aço de forma ampla, em inúmeras aplicações. As ligas de aço são muito demandadas e, por isso, é muito importante conhecê-las e entender a aplicação de cada uma.

Que tal conhecer os tipos de liga de aço e suas aplicações? Cada área da indústria se beneficia de um tipo diferente de liga, que é confeccionada com materiais específicos e seguindo algumas peculiaridades.

A seguir, apresentamos os tipos de aço e suas aplicações. Acompanhe!

Aço carbono

O aço carbono é formado por uma liga de ferro e carbono, sendo que este último elemento está presente em 2,11% de sua composição. Dá-se o nome de aço carbono a todos aqueles derivados da união do ferro com o carbono.

Os aços carbono são os mais produzidos e utilizados pela sociedade mundial. Eles podem ser divididos em aço alto carbono (com maior presença de carbono), aço médio carbono ou aço baixo carbono.

Aço liga

Os aços liga são os que possuem outros elementos em sua estrutura, além do ferro e do carbono. Eles alteram as propriedades do aço, oferecendo mais resistência mecânica, por exemplo.

Em geral, os elementos mais encontrados em adição ao aço são cromo, manganês, níquel, molibdênio, tungstênio, vanádio e silício, a depender das propriedades específicas que se deseja atingir.

Assim como o aço carbono, o aço liga também pode contar com aço baixa liga, média liga ou alta liga.

Aço Inox

Muito utilizado na fabricação de eletrodomésticos, o aço inox tem elevada resistência à corrosão, devido à adição de um elemento químico específico, denominado cromo.

O aço inox ou inoxidável é composto, geralmente, por uma liga de ferro, carbono e cromo. Este último elemento, quando em contato com o oxigênio presente no ar, forma uma camada de óxidos, que protege o material contra a corrosão.

Além da resistência à corrosão, o aço inox também possui um brilho característico. Isso o torna muito mais requisitado para fins arquitetônicos e de decoração.

Precisa de ligas metálicas diversas? Conte com a USI Bronze! Somos especialistas em ligas metálicas e podemos te ajudar a encontrar o melhor produto, de acordo com as suas necessidades e orçamento. Fale com a nossa equipe!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030