Cobre cobalto berílio

Cobre cobalto berílio

Quer saber tudo sobre a liga cobre cobalto berílio? Entender o funcionamento desses materiais combinados e as principais aplicações desse material é muito importante para conhecer suas aplicações e vantagens. A indústria, em geral, tem inúmeros benefícios decorrentes do uso do cobre cobalto berílio, que você precisa conhecer!

Com excelentes características mecânicas, como alta dureza e moderada condutibilidade, a liga de cobre e berílio destina-se a processos específicos, incluindo a indústria aeroespacial.

A seguir, conheça as características, aplicações e vantagens da liga cobre cobalto berílio e qual é a melhor forma de usá-la!

Principais aplicações da liga de cobre e berílio

A liga de cobre e berílio tem excelentes características mecânicas, como alta dureza e moderada condutibilidade.

Ela é indicada para processos de sopro, solda por projeção, injeção plástica e metálica. Na indústria, é muito utilizada na confecção de eletrodos para processos de solda por projeção e de pistões para processos de injeção metálica, bem como matrizes e enxertos de moldes para processos de sopro e injeção plástica.

Você sabia que a dureza do berílio é cinco vezes maior que a do aço? Obtido da combinação com o cobre, ele é bastante utilizado em vários segmentos da indústria, especialmente na confecção de ferramentas.

O cobre berílio, muito leve, duro e com alta capacidade de absorver calor sem expandir, é também utilizado e muitas aplicações aeroespaciais.

Um dado interessante é que as versões mais raras do berílio são utilizadas nos equipamentos de raio-X e nos foguetes! Incrível, né?

História do berílio e por que ele é um metal importante

O berílio é muito utilizado para formar compostos. Esse metal raro foi descoberto por Louis-Nicolas Vauquelin em 1798, em esmeraldas.

Por isso mesmo, a liga cobre berílio é utilizada em conectores, computadores, automóveis e em diversos outros componentes da indústria. Isso graças à sua alta resistência à corrosão. Por suas propriedades acústicas, é aplicado em sistemas de alto-falantes também.

De forma resumida, o berílio está presente em:

  • Diagnósticos com raios-X, que usam lâminas de berílio para filtrar a radiação visível;
  • Moderador de nêutrons em reatores nucleares;
  • Giroscópios, guias de projéteis e de foguetes;
  • Equipamentos de informática;
  • Molas de relógio;
  • Instrumentais diversos.

Benefícios de usar a liga cobre berílio

O cobre berílio tem características que superam o aço para a confecção de ferramentas, por exemplo. Se manuseado com todos os cuidados necessários, ele é altamente benéfico para diversos segmentos da indústria.

A liga cobre berílio é anti faiscante, anticorrosiva e não ferromagnética. Por isso mesmo, permite trabalhos em áreas de risco de explosão e fogo.

O fato de não gerar qualquer tipo de faísca quando golpeada ou utilizada no dia a dia confere às ferramentas confeccionadas com cobre berílio características únicas.

Precisa de liga de cobre berílio para a sua indústria? Fale com a USI Bronze! Estamos presentes no mercado há anos e temos vasta experiência em ligas metálicas. Fale com nossos especialistas!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030

Open chat