Você sabe o que são ligas de aço? Entenda

Você sabe o que são ligas de aço? Entenda

Muito utilizadas na construção civil e em diversos setores da indústria, as ligas de aço são um material composto por ligas de ferro e carbono. Sua aplicação é muito vasta, indo desde a fabricação de eletrodomésticos até veículos e materiais de construção.

Com alto poder de aplicabilidade, o aço tem propriedades mecânicas que o transformam em um item-chave para várias aplicações. Vale a pena, portanto, conhecer mais sobre o aço, sobre aplicabilidade, quais são os principais tipos e como essas ligas são confeccionadas.

A seguir, falamos tudo sobre as ligas de aço. Acompanhe!

 

Tipos de aço quanto à composição15

Todas as ligas de aço contêm carbono, mas elas podem receber outros elementos de ligo para adicionar propriedades, dependendo da necessidade. Cromo, níquel, cobre e outros elementos podem ser adicionados à liga de aço.

Os aços liga, além das ligações entre ferro e carbono, têm outros elementos que podem alterar as propriedades químicas ou mecânicas do material.

Geralmente, os outros elementos adicionados à composição do aço são manganês, níquel, cromo, molibdênio, vanádio, tungstênio e silício.

Em geral, esses elementos são utilizados para aumentar a dureza e a resistência mecânica ou química do aço.

 

Tipos de aço quanto à aplicação

As ligas de aço podem ser classificadas de acordo com sua aplicação. Veja as principais:

 

Aços estruturais

Muito utilizadas na indústria da construção por terem alta resistência mecânica e suportarem grandes carregamentos. Em geral, eles são aços carbono ou com pequenas quantidades de elementos de liga.

A maior utilização desses tipos de aço no Brasil é nas estruturas de concreto armado.

 

Aços para molas

Os aços utilizados para fabricação de molas têm elevado limite elástico. Isso significa que suportam forças e tensões sem que sua deformação seja permanente. A maioria dos aços para mola são aços carbono.

 

Aços para fundição

É muito utilizado na produção de peças em aço fundido. Nesse processo, o aço líquido é vazado em moldes e adquire a forma da cavidade quando se solidifica.

 

Aços para construção mecânica

É utilizado para confeccionar peças forjadas, rolamentos, eixos, engrenagens, entre outros.

Existem, ainda, os aços para usinagem, para trilhos, para fins elétricos e outros.

 

O que é aço inox?

Os aços inoxidáveis, ou simplesmente aço inox, derivam da produção do aço com adição de cromo e níquel. O aço inox, além de resistir à corrosão atmosférica, também é resistente a diversos outros produtos químicos.

Seu uso é bastante comum na construção civil — uso em tubulações, componentes de equipamentos etc. — e em outros setores. O aço inox mantém o seu brilho por muito tempo.

O aço e suas ligas têm muitos tipos e diversas aplicações. Ele é um dos materiais mais consumidos em todo o Brasil e no mundo.

 

A USI Bronze é especialista em ligas metálicas, especialmente ligas de aço. Conheça o nosso trabalho e fale com nossos especialistas, que certamente atenderão à sua necessidade!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030