Entenda a diferença entre cobre, latão e bronze

É comum que haja confusão entre cobre, latão e bronze. Isso ocorre porque ambos são ligas de cobre, têm quase a mesma cor e são utilizados para fabricar alguns produtos em comum.

A grande diferença entre eles está na composição da liga e em suas aplicações. Para te ajudar a compreender melhor como eles funcionam, a seguir,  explicamos as diferenças entre cobre, latão e bronze.

 

Qual é a composição do cobre e para que ele serve?

cobre é um metal bastante importante e o mais antigo a ser utilizado em diversas aplicações. Excelente condutor de eletricidade, é maleável e dúctil. Possui uma coloração vermelho alaranjado e, em geral, é combinado a outros elementos para ser utilizado na indústria.

As principais ligas derivadas do cobre são latão e bronze. Elas são consideradas não-ferrosas, ou seja, não contêm ferro em sua composição química.

 

Latão: para que serve essa liga metálica?

Composto basicamente de 70% cobre e 30% zinco, o latão é uma liga metálica que também pode ter outros elementos adicionais, tais como chumbo, estanho ou alumínio.

Maleável, o latão é um grande condutor de energia elétrica e térmica. Além disso, tem alta resistência à corrosão.

Com coloração amarelada, semelhante ao ouro, o latão pode ser forjado, fundido, laminado e estirado a frio. Em geral, seu uso é indicado para a produção de peças por meio do processo de estampagem (prensas).

Além disso, é utilizado na fabricação de objetos como bijuterias, torneiras, moedas, parafusos, válvulas, instrumentos médicos, itens de decoração, panelas, tachos, etc.

 

Aplicações do bronze e como ele é obtido

bronze é uma liga metálica composta por cobre (67%) e estanho (33%) principalmente. Pode, ainda, receber elementos como alumínio, chumbo, silício, manganês e fósforo.

Com tons normalmente dourados, escuros e sem brilho, o bronze é resistente à corrosão e conduz muito bem o calor e a eletricidade.

Utilizado em suportes, válvulas, estátuas, itens de decoração e componentes de máquinas, o bronze tem características acústicas e gera sons puros. Por isso, é ideal para a  fabricação de bocais de instrumentos musicais e na fabricação de sinos.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030