Cobre eletrolítico

Cobre eletrolítico

O cobre e suas ligas são o terceiro metal mais utilizado do mundo, ficando atrás apenas do ferro e do alumínio. O cobre eletrolítico é o principal tipo de cobre comercialmente puro, sabia? Vale a pena entender sua aplicabilidade, características e o que o diferencia dos demais.

Sua característica mais importante é a elevada condutibilidade elétrica e térmica. Ele é, também, um metal com alta resistência à corrosão e à fadiga. Por isso mesmo, é bastante utilizado em praticamente todos os segmentos de indústrias.

A seguir, entenda melhor o cobre eletrolítico e suas aplicações!

 

Cobre e cobre eletrolítico: quais são as diferenças?

Para ser considerado cobre e não liga de cobre, é essencial que o metal tenha mais de 99,3% de cobre e teor de prata, sem adição de outro elemento. O principal tipo de cobre comercialmente puro é o cobre eletrolítico.

As ligas de cobre, no entanto, contemplam o bronze (cobre-estanho, com ou sem fósforo), latão (cobre-zinco), entre outras.

Já o cobre eletrolítico ETP, também conhecido como liga de cobre 110, é o item de cobre mais encontrado no mercado. Ele tem alta condutividade elétrica, mais do que qualquer outro metal (exceto a prata).

 

Propriedades do cobre eletrolítico

As principais propriedades do cobre eletrolítico são:

  • Alta resistência à tração
  • Resistência à prova
  • Alta porcentagemde alongamento
  • Altadureza
  • Boa condutividade elétrica
  • Boa condutividade térmica

 

A característica mais importante do cobre eletrolítico é a alta condutibilidade elétrica.

Embora o cobre eletrolítico não possa ser considerado um material de usinagem livre, não é difícil usá-lo, especialmente nas condições de trabalho duro. Sua classificação de usinabilidade é de 20%.

 

Usos e Aplicações do cobre eletrolítico

Esse cobre tem uma ampla gama de aplicações devido à sua resistência à corrosão, condutividade e apelo visual. Como tem alta ductilidade, é ideal para desenhar, moldar e usinar.

Com graus crescentes de trabalho a frio, ele endurece mais lentamente e, portanto, é capaz de ser trabalhado extensivamente antes que o recozimento seja necessário.

Ele é muito usado em transformadores, comutadores, ímãs e em outras aplicações elétricas. Também é aplicado em mancais, coroas, guias deslizantes, engrenagens, buchas, segmentos de anéis e pistão.

O cobre eletrolítico é fornecido em barras redonda, quadrada e retangular.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030