O cobre e suas ligas são o terceiro metal mais utilizado do mundo, ficando atrás apenas do ferro e do alumínio. O cobre eletrolítico é o principal tipo de cobre comercialmente puro, sabia? Vale a pena entender sua aplicabilidade, características e o que o diferencia dos demais.
Sua característica mais importante é a elevada condutibilidade elétrica e térmica. Ele é, também, um metal com alta resistência à corrosão e à fadiga. Por isso mesmo, é bastante utilizado em praticamente todos os segmentos de indústrias.
A seguir, entenda melhor o cobre eletrolítico e suas aplicações!
Cobre e cobre eletrolítico: quais são as diferenças?
Para ser considerado cobre e não liga de cobre, é essencial que o metal tenha mais de 99,3% de cobre e teor de prata, sem adição de outro elemento. O principal tipo de cobre comercialmente puro é o cobre eletrolítico.
As ligas de cobre, no entanto, contemplam o bronze (cobre-estanho, com ou sem fósforo), latão (cobre-zinco), entre outras.
Já o cobre eletrolítico ETP, também conhecido como liga de cobre 110, é o item de cobre mais encontrado no mercado. Ele tem alta condutividade elétrica, mais do que qualquer outro metal (exceto a prata).
Propriedades do cobre eletrolítico
As principais propriedades do cobre eletrolítico são:
- Alta resistência à tração
- Resistência à prova
- Alta porcentagemde alongamento
- Altadureza
- Boa condutividade elétrica
- Boa condutividade térmica
A característica mais importante do cobre eletrolítico é a alta condutibilidade elétrica.
Embora o cobre eletrolítico não possa ser considerado um material de usinagem livre, não é difícil usá-lo, especialmente nas condições de trabalho duro. Sua classificação de usinabilidade é de 20%.
Usos e Aplicações do cobre eletrolítico
Esse cobre tem uma ampla gama de aplicações devido à sua resistência à corrosão, condutividade e apelo visual. Como tem alta ductilidade, é ideal para desenhar, moldar e usinar.
Com graus crescentes de trabalho a frio, ele endurece mais lentamente e, portanto, é capaz de ser trabalhado extensivamente antes que o recozimento seja necessário.
Ele é muito usado em transformadores, comutadores, ímãs e em outras aplicações elétricas. Também é aplicado em mancais, coroas, guias deslizantes, engrenagens, buchas, segmentos de anéis e pistão.
O cobre eletrolítico é fornecido em barras redonda, quadrada e retangular.
Add Comment