Cobre, bronze e latão: qual é a diferença entre os três?

Cobre, bronze e latão: qual é a diferença entre os três?

As ligas metálicas são misturas feitas a partir de dois ou mais elementos químicos, sendo que um deles é metal. Essenciais em diversas aplicações industriais e no dia a dia das pessoas, elas reúnem as melhores características de elementos diferentes, mas você saberia dizer qual é a diferença entre cobre, bronze e latão?

Confeccionadas a partir do cobre, essas três ligas são muito importantes para a indústria. Seu uso varia de acordo com a necessidade e aplicações de um negócio ou atividade e, para escolher a melhor liga, é importante entender a diferença entre elas.

A seguir, veja as diferenças entre cobre, bronze e latão e veja como aplicá-los ao seu negócio!

 

Cobre: ligas metálicas e aplicações

O cobre e suas ligas metálicas são o terceiro metal mais comercializado no mundo todo, sabia? Um de suas principais características é o alto potencial de condutibilidade térmica e elétrica, além da resistência mecânica.

Com densidade de 8,94 g/cm³, o cobre é uma liga metálica que apresenta alta durabilidade (pouco maior que a do aço). Ele é resistente à fadiga e também ao calor, com alta temperatura de fusão.

Quando comercializado, o cobre é misturado com outros elementos para conseguir máxima capacidade de atuação na indústria.

 

Suas principais características incluem:

Excelente condutividade elétrica (é bastante utilizado em locais de corrente elétrica para garantir um fluxo mais direcionado);

Resistência a desgastes e corrosão;

Resistência a bactérias e microrganismos que causam doenças (em hospitais mais modernos, as maçanetas são feitas de cobre, por exemplo).

 

 

Latão: características e aplicações da liga metálica

O latão faz parte da família das ligas metálicas. Sua composição inclui a combinação de cobre (Cu) e zinco (Zn). O material possui um brilho intenso e esta característica é fundamental para a estética dos produtos que utilizam a liga.

Sua aplicação é bem ampla, principalmente em instrumentos musicais de sopro (como trompete, flauta e saxofone), peças de maquinários, produção de tubos, armas e torneiras.

 

As principais características do cobre incluem:

  • Alta ductilidade;
  • Alta condutibilidade térmica e elétrica;
  • Alto custo-benefício;
  • Alta versatilidade de produção;
  • Alta resistência à corrosão;
  • Alta resistência mecânica.

 

Bronze: composição e características da liga metálica

O bronze também é uma liga metálica composta por 67% de cobre e 33% de estanho. Isso garante maior rigidez ao metal, além de resistência ao desgaste.

Ligas metálicas de bronze são utilizadas para diversas aplicações, incluindo na confecção de medalhas, sinos, moedas e estátuas.

Outras aplicações possíveis, especialmente na indústria, são: mancais, engrenagens e peças correlatas.

Além do estanho, outros elementos que podem ser incorporados na mistura para produção do bronze são Zinco (Zn), chumbo (Pb) e fósforo (P).

 

As vantagens que esse produto oferece para as indústrias são:

  • Alta resistência mecânica;
  • Alta ductilidade;
  • Alta resistência ao desgaste;
  • Alta resistência à corrosão.

 

Onde encontrar as melhores ligas metálicas?

A USI Bronze atua na produção de ligas metálicas de qualidade e feitas sob medida para empresas que necessitam de segurança e eficiência em seus processos.

Com uma equipe de especialistas, apostamos na agilidade e na qualidade dos produtos para oferecer serviços cada vez melhores. Confira nossas opções de chapas, barras, tubos, e outras soluções em metais.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030