Entenda a importância do ISO 9000!

Entenda a importância do ISO 9000!

A partir da mudança constante dentro do cenário econômico mundial, e tal qual, o efeito da internacionalização sobre as organizações, vem causando uma mudança significativa na forma como as empresas estejam buscando uma forma de se diferenciar e obter maior competitividade frente aos seus concorrentes em seu mercado de atuação.

Sendo assim, neste cenário, que a competição é cada vez mais acirrada, torna-se indispensável para qualquer empresa fazer o uso da qualidade como fator chave para obter vantagem competitiva.

Portanto, nesse artigo iremos abordar os principais conceitos e a importância da ISO 9000, e como se tornou um fator chave na caminhada, rumo à criação de um sistema de gestão de qualidade nível classe mundial.

Afinal, o que é a ISO 9000?

A ISO 900 faz parte de um conjunto de normas técnicas que são capazes de estabelecer diretrizes e padrões para criação de um sistema de gestão de qualidade. É formado pelas normas 9001, 9004, 1901 que possui como objetivo otimizar os processos da gestão de qualidade de um produto ou até mesmo de um serviço.

Basicamente, os documentos dessa série normatizam e direcionam empresas de qualquer dimensão ou segmento de atuação, em busca de obter excelência em seus processos.

Esse conjunto de normas foi criado e, é regulamentada e atualizada pela International Organization for Standardization (ISO), com sede em Genebra, na Suíça. A instituição promove uma padronização internacional por meio de normatizações para uma forma de melhoria contínua tanto de produtos, quanto de serviços.

Para que serve a ISO 9000?

O objetivo principal da ISO 9000 é oferecer um conjunto de diretrizes para que assim, a empresa possa criar um sistema que ofereça melhoria contínua para seus processos, produtos e serviços. Porém, por se tratar de um padrão internacional, algumas empresas utilizam a certificação ou cumprimento aos requisitos desta série para situações contratuais, quando é exigido demonstração de que a empresa oferece serviços e produtos de qualidade.

Caso a empresa não possua esse certificado, pode não fazer parte do quadro de fornecedores ou passar por um rigoroso processo de qualidade e seleção.

Qual a importância da ISO 9000?

A implementação e adequação da empresa aos requisitos e itens tratados dentro das normas técnicas da ISO 9000 podem beneficiar diversos setores do ambiente da empresa. Confira a seguir, os principais benefícios para cada divisão.

  • Para os clientes

As normas técnicas da série ISO 9000 garantem que a empresa trabalhe continuamente pela melhoria significativa do seu processo de oferta de valor aos clientes. Sendo assim, a empresa que adere aos requisitos, devem coletar, medir e avaliar continuamente a satisfação de seus clientes e, executar ações que possam promover a melhoria da mesma. Por fim, os clientes sempre vão preferir adquirir produtos e serviços que conseguem cumprir os requisitos da norma.

  • Para os colaboradores

As condições de trabalho dos colaboradores e a oferta contínua de capacitação é um dos requisitos que conseguem promover vantagens para os funcionários das empresas que aderiram em seu regimento, as normas técnicas previstas na ISO 9000. Vale ressaltar que, os colaboradores são recursos de extrema importância para a empresa no processo de criação de valor para seus clientes, sendo diversas vezes submetidos á ações de desenvolvimento profissional e individual de conceito geral.

  • Para a sociedade

De forma geral, o aumento na competitividade acaba gerando um certo benefício para a sociedade, no que se refere o aumento da qualidade dos produtos e serviços presentes no mercado. Portanto, cada vez mais as empresas precisam criar soluções que consigam satisfazer seus clientes, melhorando o nível de oferta de valor para seus clientes.

  • Para os fornecedores

Para as empresas que desejam, oferecer produtos ou serviços para as empresas que consigam cumprir com os resultados da série ISO 9000 devem passar por um rigoroso processo de qualificação. Isto faz com que as empresas fornecedoras tenham que melhorar cada vez mais seus processos de produção, distribuição, e comercialização dos seus produtos.

  • Para a empresa

Entre todos os setores envolvidos, com certeza a própria empresa é a maior beneficiada com o estabelecimento e cumprimento dos requisitos abordados na série ISO 9000. Além de aumentar sua reputação no mercado, a empresa pode aumentar suas relações comerciais, aumentar sua competitividade, tornar os clientes mais leais e conquistar novos mercados.

A Usi Bronze, se sente orgulhosa de apresentar o certificado ISO 9000, visto que, satisfazer nossos clientes é nossa principal meta. Por isso, oferecemos produtos de qualidade e resistência, para que todos seus projetos sejam feitos de acordo com o planejado. Entre já em contato com a Usi Bronze e solicite seu orçamento.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030