Estudos comprovam: cobre é eficiente no combate à Covid-19

Estudos comprovam: cobre é eficiente no combate à Covid-19

Ligas metálicas são utilizadas em todo o mundo há milhares de anos. O cobre é um exemplo das mais bem-sucedidas ligas e suas aplicações são inúmeras, especialmente na indústria. A novidade, agora, é que suas propriedades antimicrobianas têm sido apontadas como mais uma arma no combate ao coronavírus.

Alguns estudos indicam que o cobre tem grande eficiência no combate a vírus e bactérias, evitando a propagação de doenças pandêmicas. O metal pode ser, inclusive, empregado em espaços públicos e em revestimentos, como maçanetas, portas e corrimãos.

Metalurgistas e microbiologistas indicam que superfícies contendo cobre podem inativar o vírus da Covid-19 em minutos.

Quer entender melhor como isso funciona e conhecer as propriedades do cobre? Acompanhe as nossas dicas a seguir!

 

Como o cobre pode atuar no combate à pandemia

Laboratórios de todo o mundo trabalham em ritmo acelerado para fabricar e entregar vacinas contra a Covid-19, porém, além das medidas de distanciamento e uso do álcool em gel, é preciso investir em outras ações de proteção.

Pesquisas recentes indicam que o cobre é um dos aliados da manutenção da saúde quando aplicado a revestimentos. Muito utilizado na indústria em geral, devido às suas propriedades de alta resistência e flexibilidade de uso, o cobre reduz o contágio por meio de vírus e bactérias.

Pesquisas indicam que revestimentos de cobre conseguem inativar o coronavírus em 4 horas, ao passo que superfícies plásticas e de aço inox demoram entre 48 a 72 horas. E isso vale também para outras cepas de vírus, como o Norovirus e o da Influenza A.

Conhecer as propriedades do cobre e entender como ele pode beneficiar tanto a indústria quando a sociedade em si ajuda, e muito, a lidar com surtos como a pandemia de Covid-19.

 

Entre suas principais vantagens, estão:

  1. Proteção contra desgaste: quando combinado a outros elementos, o cobre eleva a vida útil dos materiais, eliminando a necessidade de substituir peças em 80%. Revestimentos de cobre são ideais para situações onde ocorra desgaste metal-metal.

 

  1. Resistência à corrosão: o cobre tem alta resistência à corrosão atmosférica e salina, em diferentes concentrações e temperaturas, além de ser resistente à corrosão sob tensão.

 

  1. Condutividade térmica e elétrica: o cobre é utilizado como dissipador de calor em componentes eletrônicos de alumínio, por sua boa condutividade térmica. Ele também é utilizado em anéis de aciarias para aumentar a condutividade elétrica exigida na atividade.

 

A USI Bronze é especialista em ligas de cobre para as mais variadas aplicações industriais. Conheça o nosso trabalho e fale com nossos especialistas para receber a melhor orientação sobre qual tipo de liga usar para a sua necessidade!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030