O que é, e as propriedades do bronze manganês!

O que é, e as propriedades do bronze manganês!

O bronze é o metal mais abundante presente na crosta terrestre. Basicamente estamos falando de uma liga metálica que apresenta em sua composição básica os elementos cobre e estanho, sendo assim, existem diversos tipos de bronze que se diferenciam pela presença de outros componentes, como, zinco, alumínio, níquel, fósforo, antimônio e chumbo.

Para termos um breve ideia de sua importância para a história da humanidade, este material vem sendo utilizado pela população desde a antiguidade. A história do bronze começa por volta do quinto milênio a.C, quando ferreiros misturaram estanho no cobre, em uma tentativa de aumentar o volume do metal, pois até então a utilização do cobre estava sendo inviável devido sua alta demanda. Portanto, a Era do Bronze ou Idade do Bronze se popularizou ainda mais para a história da humanidade.

Com o passar dos ano, o bronze passou a matéria-prima para a produção de medalhas olímpicas, tradição na qual, se estendeu até os dias atuais. Por falar em dias atuais, hoje o bronze ocupa uma posição de destaque na produção de diversos acessórios, como instrumentos musicais, parafusos e rebites, estátuas, aparelhos de televisão, computadores, determinados objetos de decoração, válvulas, utensílios domésticos e por assim vai.

Na maioria das vezes, o bronze é um material de aparência dourada e bastante quebradiço, as propriedades dependem da composição específica da liga, bem como a forma na qual foi processada, ao contrário, do aço por exemplo, o bronze quando projetado contra uma superfície dura não irá gerar faíscas, essa característica torna o bronze o metal mais útil para materiais inflamáveis ou explosivos.

Nesse artigo, iremos abordar especificamente as características e o que se trata sobre o bronze manganês. Uma composição que apresenta extrema resistência e excelente durabilidade.

Agora que já conseguimos entender um pouco mais sobre a história do bronze, é simples entender o que vem a ser o bronze manganês, não é mesmo?. Basicamente o bronze manganês se trata de uma liga metálica que surgiu a partir da mistura do cobre com o estanho e com adição do manganês.

Estamos falando de uma liga metálica de excelente custo benefício, com uma intensa resistência contra as ações corrosivas. Vale ressaltar que esse material não oxida, suportando cargas estáticas bastante elevadas, além de apresentar extensa resistência química. Ideal para caras estáticas em baixas velocidades.

Veremos a seguir as principais aplicações do bronze manganês!

  • Peças de vidros hidráulicos

  • Componentes de pontes rolantes

  • Cames

  • Suportes de alta resistência

É válido lembrar que, o bronze manganês é o principal componente interno de válvulas de alta pressão, importante acessório para determinadas áreas industriais.

Por fim, podemos entender dois pontos bem importantes com esse artigo. O primeiro é que, o bronze apesar de carregar uma história tão longa, é até hoje um dos metais mais consumidos no mundo todo, portanto sua fabricação ainda é de extrema importância, o segundo ponto vai para o destaque o bronze manganês conquistou durante o passar dos anos, visto que, hoje em dia ele faz parte de praticamente todos os acessórios que utilizamos com frequência.

Para esses objetos e ferramentas tão essenciais, é importante confiarmos em uma empresa de prestígio e qualidade. A Usi Bronze está presente no mercado desde 1998, produzindo materiais de qualidade comprovado por testes técnicos.

Entre já em contato com a Usi Bronze e solicite já seu orçamento!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030