Alumínio e suas ligas: conheça suas aplicações na indústria

Alumínio e suas ligas: conheça suas aplicações na indústria

O alumínio e suas ligas são alguns dos materiais mais versáteis, econômicos e resistentes. Indicados para uma série de aplicações, esses materiais só são menos utilizados como metal estrutural do que o aço. Por isso mesmo, o alumínio se transformou em um elemento muito útil na construção de estruturas móveis, como veículos e aeronaves.

Com alta condutividade térmica e elétrica, o alumínio tem cerca de 1/3 da densidade do aço, o que, aliado à sua grande resistência mecânica, o transforma em um elemento quase indispensável em diversas aplicações industriais.

Quer conhecer melhor o alumínio e como suas ligas são empregadas em diversos segmentos? Acompanhe nossas dicas a seguir!

 

Principais benefícios do alumínio e suas ligas metálicas

O alumínio não é ferromagnético, tem alta condutividade térmica e elétrica, como mencionamos acima, e não é tóxico. Outra vantagem é que ele tem resistência à oxidação progressiva, já que os átomos da sua superfície se combinam com o oxigênio da atmosfera.

Além disso, o alumínio, submetido a determinados tratamentos e/ou elementos de liga fica ainda mais resistente à corrosão em meios mais agressivos.

Graças à sua superfície brilhante e refletiva, ele também pode ser empregado em peças decorativas ou utensílios de cozinha.

A produção do alumínio é dividida em duas partes: primária e secundária. O alumínio primário é derivado de um processo no qual a alumina (óxido de alumínio), obtida pelo refino da bauxita, é dissolvida num banho de criólitos e sais fluoretos, que controlam a temperatura, densidade e resistividade do banho e a solubilidade da alumina.

O metal separado no processo é removido por sistemas de vácuo ou sifão para dentro de cadinhos, que são transferidos para unidades de fundição, onde são refundidos ou transformados em lingotes.

O alumínio derivado deste método contém uma quantidade relativamente elevada de impurezas. Para conseguir um alumínio mais puro, são utilizados outros métodos de refino.

Já o alumínio secundário, é produzido a partir da reciclagem de sucata e constitui uma importante fonte de produção do metal. Esta atividade é cada vez mais valorizada, pois representa uma grande economia de energia elétrica e compromisso com o meio ambiente.

 

Peças e itens que podem ser confeccionados com alumínio

O alumínio pode dar origem a uma série de itens, já que pode ser produzido em diversas formas diferentes.

Basicamente, podemos dizer que o alumínio é amplamente utilizado pelas indústrias para a produção de:

  • Chapas, Placas e Folhas;
  • Lingotes;
  • Tubos e extrudados;
  • Condutores;
  • Barras;
  • Arames e fio-máquinas;
  • Forjados;
  • Pó.

 

Esses itens são empregados em diversos segmentos industriais e fazem parte do dia a dia de todas as pessoas.

As indústrias que mais utilizam o alumínio são:

  • Indústrias química e elétrica;
  • Aeronáutica;
  • Aplicações arquitetônicas e produtos de uso geral;
  • Varetas ou eletrodos de solda e chapas para brasagem;
  • Produtos expostos à atmosfera marinha como cascos de barcos;
  • Produtos extrudados de uso arquitetônico;
  • Componentes estruturais de aeronaves e outras aplicações que necessitam de elevados requisitos de resistência.

 

Precisa de alumínio ou de outras ligas metálicas? Fale com a USI Bronze. Temos vasta experiência no fornecimento de ligas metálicas para as mais variadas aplicações. Nossos especialistas podem te ajudar a escolher o melhor produto para a sua necessidade!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030