O alumínio e suas ligas são alguns dos materiais mais versáteis, econômicos e resistentes. Indicados para uma série de aplicações, esses materiais só são menos utilizados como metal estrutural do que o aço. Por isso mesmo, o alumínio se transformou em um elemento muito útil na construção de estruturas móveis, como veículos e aeronaves.
Com alta condutividade térmica e elétrica, o alumínio tem cerca de 1/3 da densidade do aço, o que, aliado à sua grande resistência mecânica, o transforma em um elemento quase indispensável em diversas aplicações industriais.
Quer conhecer melhor o alumínio e como suas ligas são empregadas em diversos segmentos? Acompanhe nossas dicas a seguir!
Principais benefícios do alumínio e suas ligas metálicas
O alumínio não é ferromagnético, tem alta condutividade térmica e elétrica, como mencionamos acima, e não é tóxico. Outra vantagem é que ele tem resistência à oxidação progressiva, já que os átomos da sua superfície se combinam com o oxigênio da atmosfera.
Além disso, o alumínio, submetido a determinados tratamentos e/ou elementos de liga fica ainda mais resistente à corrosão em meios mais agressivos.
Graças à sua superfície brilhante e refletiva, ele também pode ser empregado em peças decorativas ou utensílios de cozinha.
A produção do alumínio é dividida em duas partes: primária e secundária. O alumínio primário é derivado de um processo no qual a alumina (óxido de alumínio), obtida pelo refino da bauxita, é dissolvida num banho de criólitos e sais fluoretos, que controlam a temperatura, densidade e resistividade do banho e a solubilidade da alumina.
O metal separado no processo é removido por sistemas de vácuo ou sifão para dentro de cadinhos, que são transferidos para unidades de fundição, onde são refundidos ou transformados em lingotes.
O alumínio derivado deste método contém uma quantidade relativamente elevada de impurezas. Para conseguir um alumínio mais puro, são utilizados outros métodos de refino.
Já o alumínio secundário, é produzido a partir da reciclagem de sucata e constitui uma importante fonte de produção do metal. Esta atividade é cada vez mais valorizada, pois representa uma grande economia de energia elétrica e compromisso com o meio ambiente.
Peças e itens que podem ser confeccionados com alumínio
O alumínio pode dar origem a uma série de itens, já que pode ser produzido em diversas formas diferentes.
Basicamente, podemos dizer que o alumínio é amplamente utilizado pelas indústrias para a produção de:
- Chapas, Placas e Folhas;
- Lingotes;
- Tubos e extrudados;
- Condutores;
- Barras;
- Arames e fio-máquinas;
- Forjados;
- Pó.
Esses itens são empregados em diversos segmentos industriais e fazem parte do dia a dia de todas as pessoas.
As indústrias que mais utilizam o alumínio são:
- Indústrias química e elétrica;
- Aeronáutica;
- Aplicações arquitetônicas e produtos de uso geral;
- Varetas ou eletrodos de solda e chapas para brasagem;
- Produtos expostos à atmosfera marinha como cascos de barcos;
- Produtos extrudados de uso arquitetônico;
- Componentes estruturais de aeronaves e outras aplicações que necessitam de elevados requisitos de resistência.
Precisa de alumínio ou de outras ligas metálicas? Fale com a USI Bronze. Temos vasta experiência no fornecimento de ligas metálicas para as mais variadas aplicações. Nossos especialistas podem te ajudar a escolher o melhor produto para a sua necessidade!
Add Comment