Alumínio: aplicado da latinha de refrigerante até veículos espaciais

Alumínio: aplicado da latinha de refrigerante até veículos espaciais

O alumínio é um dos metais mais utilizados na indústria. Ele pode, inclusive, ser combinado a outros elementos para dar origem a ligas metálicas que fazem parte do nosso dia a dia. De forma corriqueira, ele está presente nas latas, no papel alumínio e na fundição de produtos e peças.

Uma outra vantagem do alumínio é que ele pode ser reciclado de diversas formas. Latinhas, por exemplo, retornam à cadeia, bem como peças automotivas, cabos de transmissão de energia ou tubulações.

Você sabia que, de acordo com a Associação Brasileira do Alumínio (Abal), quase 40% do alumínio é consumido pelo segmento de embalagens? Os outros 60% são empregados em muitas áreas da indústria de transformação.

Quer entender melhor os usos do alumínio e suas ligas? Explicamos a seguir!

 

Alumínio e suas aplicações na indústria

Como falamos acima, o alumínio e suas ligas podem ser empregados em inúmeras áreas da indústria. Para se ter uma ideia de sua versatilidade, listamos as principais:

  • Embalagens
  • Transportes
  • Energia Elétrica
  • Construção Civil
  • Bens de Consumo
  • Máquinas e Equipamentos

 

Uma das características que transformam o alumínio em um dos metais mais aplicados à indústria é o fato de ele ser muito versátil, podendo ser moldado e processado para dar origem a peças que exigem precisão.

Dessa forma, folhas, tubos, fios e até pós podem ser confeccionados com alumínio. Na indústria civil, esse metal é empregado na produção de tubos e dos extrudados, como perfis e guias de portas e janelas.

Já no setor de transportes, ele é usado em guias, tubos e peças fundidas devido à sua facilidade de usinagem e baixa temperatura de fusão.

No seu dia a dia, o alumínio também está presente. Ele é empregado na confecção de componentes e peças de TVs, geladeiras, fogões, panelas e utensílios domésticos.

 

Precisa de alumínio e suas ligas para aplicações variadas? Fale com a USI Bronze. Somos especializados em ligas de alumínio e certamente temos o produto que você procura, com a melhor qualidade!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030