Ligas de latão e a confecção de bijuterias: como funciona esse processo

Ligas de latão e a confecção de bijuterias: como funciona esse processo

Latão. Essa é a matéria-prima utilizada na confecção de bijuterias, um processo que envolve o trabalho de profissionais altamente especializados e tecnologia de ponta. Essa liga metálica é uma das mais importantes do mundo e dá origem a muitos itens que usamos no dia a dia, mas como ela é aplicada a essa finalidade?

O segmento de fundição de metais para a confecção de bijuterias é bastante específico e pode dar origem a muitas peças. Para isso, é fundamental usar o latão, liga metálica obtida a partir da combinação de cobre, zinco e outros elementos selecionados.

A seguir, você acompanha um pouco do processo de trabalho com latão e entende seu uso e vantagens!

 

Características do latão e por que usá-lo

O latão é uma liga metálica que oferece brilho acima da média e é bastante maleável. Por isso mesmo, ele é tão importante para o segmento de bijuterias e requer um processo de fundição especializado.

Metais são fundidos em altíssimas temperaturas. No caso do latão, a temperatura média deve ser de 900ºC para que a liga metálica atinja o melhor “ponto” em seu estado líquido.

Além disso, devem ser tomados cuidados com ferramentas e equipamentos, visto que essa tarefa é bastante delicada e exige precisão, pois o latão, em sua forma líquida, pode ser aplicado a moldes com formatos e desenhos previamente escolhidos.

Uma vez nos moldes, o latão precisa ficar em repouso até que esfrie. Depois, é importante retirar sobras para garantir um acabamento perfeito.

É importante destacar que o segmento de bijuterias é um dos muitos que se beneficiam do latão. Essa liga metálica pode ser aplicada a muitas outras finalidades, tais como:

  • Confecção de arames;
  • Fabricação de armamentos;
  • Instrumentos médicos e odontológicos;
  • Núcleos de radiadores de veículos;
  • Fabricação de parafusos;
  • Rodas para carro;
  • Tachos e panelas;
  • Torneiras;
  • Válvulas.

 

A USI Bronze é especializada na fabricação de ligas metálicas para as mais variadas aplicações. Conheça o nosso trabalho e fale com um de nossos especialistas. Temos a melhor solução e o melhor produto para a sua necessidade!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030