Chapas de alumínio xadrez: como são feitas e para que servem

Chapas de alumínio xadrez: como são feitas e para que servem

Sabe aquelas chapas de alumínio xadrez presentes no chão de ônibus, em caminhões ou em outras aplicações industriais? Essas peças de metal são confeccionadas por meio de um processo de laminação, no qual o alumínio é comprimido e aquecido.

O alumínio, em geral, é um metal bastante utilizado na indústria de forma geral. Isso porque ele tem alta resistência e não corrói. Além disso, é leve e pode ser empregado em diversas aplicações.

No caso da chapa de alumínio xadrez, seu uso é bastante indicado para ambientes com grande fluxo de pessoas ou cargas. Ele é bastante resistente a desgastes e a fenômenos externos e, por isso, também funciona bem dentro da indústria marítima, já que resiste à umidade.

 

Para que servem as chapas de alumínio xadrez

O alumínio, como dissemos anteriormente, tem boas propriedades mecânicas, está disponível em vários acabamentos e tem aparência harmônica.

No caso da chapa de alumínio xadrez, seu uso vai além dos pisos. Recentemente, ela tem sido utilizada em projetos arquitetônicos para decoração, mas, para dar origem a esse produto, é preciso entender o processo envolvido.

A laminação é o processo que dá origem à chapa de alumínio xadrez. Ali, a seção transversal é reduzida por meio da compressão do metal, com a ação de uma máquina composta por dois cilindros em eixos paralelos de ferro fundido ou aço que giram e comprimem a peça de alumínio.

Em relação ao tamanho, o processo a laminação pode ser feito com diferentes espessuras de alumínio. No caso da laminação de chapas de alumínio xadrez, o processo pode ser feito tanto a quente quanto a frio.

A laminação a quente é realizada em temperaturas acima de 350º C e recristaliza o metal. Depois, ele é submetido à compressão por cilindros e tem sua espessura reduzida. Essas chapas geralmente são aplicadas em estruturas metálicas, pisos, rampas, entre outros.

Já a laminação a frio é um processo feito a partir de bobinas laminadas a quente e que, depois, são resfriadas e recozidas. Mais resistentes, as chapas desse tipo costumam ser ainda mais resistentes e têm acabamento único. Em geral, são utilizadas em portas, janelas, eletrodomésticos, construção civil e na indústria automotivas.

 

Benefícios das chapas de alumínio xadrez

As chapas de alumínio xadrez são amplamente utilizadas pela indústria porque oferecem muitos benefícios. Entre os principais, podemos citar:

  • Maior durabilidade e resistência à corrosão;
  • Facilidade de higienização;
  • Segurança para tráfego de pessoas, já que é antiderrapante;
  • Leveza na comparação a outros materiais.

No uso residencial e arquitetônico, as chapas de alumínio xadrez podem ser utilizadas em pisos, móveis, escadas e na criação de estruturas decorativas.

 

A USI Bronze trabalha com chapas de alumínio de diversas especificações e tamanhos. Fale conosco e obtenha assessoria completa de acordo com a sua necessidade!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030