Por que trabalhar com tubos de aço inox?

Por que trabalhar com tubos de aço inox?

Os tubos de aço inox têm aplicações diversas na indústria. Eles são utilizados tanto na produção de equipamentos hospitalares e utensílios domésticos quando nas indústrias de construção civil, montadoras de automóveis, química e alimentícia.

Essa liga metálica é fundamental para a indústria e, por isso, é importante entender seus benefícios, bem como de onde ela veio. Você consegue imaginar que, sem ela, seria difícil de construir prédios, pontes, aparelhos eletrônicos e carros?

 

Aço inox: origem da liga metálica e suas propriedades

O aço é uma liga metálica formada por ferro e porcentagens de carbono. Ele se torna inoxidável ao receber níquel, crómio, molibdénio e outros elementos que não comprometem a sua estrutura padrão.

Esse processo de tornar o aço inoxidável foi descoberto em 1912 por Harry Brearley, um operário de uma produtora de aço encarregado de desenvolver um material que tivesse a mesma resistência do aço, mas que não sofresse oxidação para revestir o interior dos canos das armas que se desgastavam com o calor.

Com o passar dos anos, a aplicação dos tubos de aço foi muito além das armas. Isso se deve à durabilidade, aparência e resistência extrema. Por isso, diversos segmentos da indústria precisam dessa liga para sobreviverem.

 

Principais aplicações do aço inox

O aço inox pode ser aplicado a diversos segmentos industriais. Quando se fala de indústria em geral, os tubos de inox são destaque nas produções alimentícias e farmacêuticas, pois, devido à sua capacidade de higienização, atendem às normas sanitárias definidas pela ANVISA e outros órgãos regulamentadores. Além disso, ele é encontrado em tubulações e equipamentos, como condensadores e tanques.

O que falar, então, das panelas? Muitas delas são feitas de aço inox e têm como características não absorverem odores e evitarem a proliferação de bactérias. Por isso, panelas de aço inox são muito utilizadas por chefs de cozinha de todo o mundo.

Os equipamentos hospitalares também utilizam tubos de aço inox, chapas e barras e grande quantidade. Isso porque esses materiais têm propriedades antibacterianas e de alta resistência a peso e impacto.

Na arquitetura, o aço inox é empregado em muitos projetos devido à sua resistência e estética, garantindo um aspecto moderno. Essa liga pode ser aplicada a fachadas, coberturas, janelas, portas e decorações em geral. Ele pode ser liso ou escovado.

 

USI Bronze: melhores ligas de aço inox para a indústria

Diante de tantas aplicações e usos das ligas de aço inox, é fundamental ter um fornecedor e parceiro de confiança.

A USI Bronze trabalha com ligas de aço há muitos anos e oferece materiais de qualidade comprovada e certificada para as mais variadas aplicações, sejam elas industriais ou arquitetônicas, por exemplo.

Entre em contato com nossos especialistas e obtenha assessoria completa na aquisição de ligas de aço inox.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030