Fundição de metais: entenda como ela é feita

Fundição de metais: entenda como ela é feita

Diversos segmentos da indústria precisam da fundição de metais. O setor automotivo, por exemplo, utiliza esse processo milenar em seus processos. Além desse, há muitos outros segmentos que utilizam peças fundidas, que passam das 2,5 milhões de toneladas produzidas anualmente no Brasil.

Existem diversos processos para fundir metais e, por isso, é essencial conhecê-los e entender como cada um se aplica a diferentes necessidades. Esse processo de fundição, que é relativamente simples, adiciona metais ou ligas metálicas em estado líquido em moldes com medidas predefinidas, assumindo formas definitivas após a secagem.

 

Como funciona a fundição de metais

A fundição de metais é um processo de fabricação de peças que dispensa a necessidade de usinagens complexas. Há uma grande opção de combinações de ligas, que contemplam:

Cada liga atende um propósito dentro da indústria e, por isso, é possível criar diferentes ligas para muitas utilidades. Basicamente, os processos de fundição de metais englobam:

 

Fundição Contínua

Nessa modalidade de fundição, o metal líquido é despejado em um lado do molde, já frio, e puxado pelo outro, dando origem a formas maiores, como barras, por exemplo.

 

Fundição com Conquilha

Essa é uma das maneiras de fundir metais mais práticas. Por meio dela, o metal líquido é despejado em uma conquilha (molde fixo, com uma ou duas partes) e se espalha pelas cavidades, preenchendo a fôrma.

 

Fundição Centrífuga

Ideal para fabricar peças circulares, esse tipo de fundição vaza o metal líquido em um molde rotativo. Assim, o metal preenche as lacunas do molde.

 

Fundição em Areia

A fundição de metais em areia é um dos processos mais econômicos. Ela se assemelha ao processo com conquilha, porém o molde é feito de areia, que, além de custar menos, gera formatos mais complexos.

 

Precisa de metais fundidos? Fale com a USI Bronze. Temos grande experiência nesse segmento e podemos te ajudar a obter os melhores produtos!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030