Entenda como são feitas as peças em alumínio

Entenda como são feitas as peças em alumínio

Peças em alumínio são produzidas a partir da fusão do minério em forno para gerar uma liga. Além do próprio alumínio, há tantos outros elementos químicos que podem ser adicionados para dar origem aos mais variados itens.

Existem normas para fabricar as ligas de alumínio. Em geral, os elementos que mais são misturados ao alumínio são magnésio, o silício e o ferro. Entender como são feitas as peças em alumínio e sua utilização é, portanto, fundamental para conhecer melhor essas ligas metálicas.

 

Como são feitas as peças de alumínio

Após a fusão do alumínio com algum elemento (escolhido a partir da peça que se deseja criar), o metal líquido é vazado em moldes. Esses grandes blocos servem como primeira etapa para criar qualquer peça de alumínio e podem ser confeccionados em diversos tamanhos.

Feito isso, a liga de alumínio pode ser submetida a um processo de laminação, com redução da espessura a partir da passagem do bloco por rolos laminadores. Assim, o resultado é uma placa de alumínio mais alongada e homogênea.

Na sequência, o material é encaminhado aos fornos de homogeneização, que garante que as moléculas da liga metálica fiquem uniformes e equilibradas.

Há, ainda, um tratamento térmico dos materiais feitos com alumínio. Ele pode ser realizado em ligas que contenham materiais como silício, zinco ou cobre e garante uma melhora da liga, elevando a dureza, a resistência ao escoamento, o alongamento, estabilidade dimensional, etc.

 

Benefícios das ligas de alumínio

As ligas de alumínio oferecem uma série de vantagens, se produzidas da maneira correta e atentando às normas. Quando produzida com máxima tecnologia, ela oferece vantagens como:

  • Baixo índice de tensão residual;
  • Homogeneidade de dureza da superfície;
  • Custos mais competitivos em relação ao material laminado (com mais etapas no processo de fabricação);
  • Disponibilidade de espessuras maiores;
  • Acabamento superficial superior ao laminado;
  • Corte em altas velocidades e acabamento melhor
  • Estabilidade dimensional, ideal para usinagens.

 

O processo de fabricação CAST para dar origem às ligas de alumínio é bastante moderno e utilizado na fabricação de moldes, matrizes ou peças que exijam estabilidade dimensional e precisão. Outra vantagem é o custo reduzido.

Quando, no entanto, houver confirmação mecânica, o material laminado ainda é mais utilizado e recomendado.

 

Tem dúvidas sobre a melhor liga de alumínio e o processo mais seguro para a sua necessidade? Fale com a USI Bronze. Somos especialistas em diferentes ligas e temos experiência para lhe orientar sobre a melhor escolha.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030