Aplicações e características das ligas de bronze

Aplicações e características das ligas de bronze

Uma das mais antigas ligas existentes no mundo, a liga de bronze tem como base o cobre e o estanho. Entretanto, pode conter outros elementos de acordo com a aplicação, formato e o tipo de liga desejado.

Quando unido ao estanho, o cobre tem resistência mecânica elevada e maior dureza sem, no entanto, perder sua capacidade de condução. Entender a utilidade da liga de bronze e quando optar por ela é fundamental para desfrutar dos seus benefícios e vantagens.

 

Principais características da liga de bronze

As ligas de bronze têm maior dureza, alto ponto de fusão, maior resistência à corrosão e à água do mar, bem como capacidade para suportar cargas estáticas muito altas e em baixa velocidade.

Segundo a história, o bronze começou a ser trabalhado e produzido ainda na Pré-História (Idade do Bronze), que ocorreu entre 4000 e 1500 a.C. Atualmente, denomina-se bronze todas as ligas metálicas que têm como base o cobre e outros elementos como estanho, zinco, chumbo e fósforo.

Como tem elevada resistência à fricção, o bronze é bastante utilizado em mancais e engrenagens. Com grande capacidade de solda e brasagem, ele tem inúmeras aplicações na indústria.

 

Onde são utilizadas as ligas de bronze

As ligas de bronze são bastante utilizadas na fabricação de engrenagens, buchas, mancais, coroas, buchas para indústrias automotivas, sucroalcooleiras e máquinas pesadas.

Além disso, essas ligas são encontradas em:

  • Anéis de Vedação, Válvulas, Flanges e Conexões;
  • Peças resistentes à pressão e à temperatura
  • Componentes internos de válvulas de alta pressão
  • Linhas decorativas
  • Elementos de acoplamento
  • Componentes para a indústria química
  • Peças para interruptores e porta-fusíveis

 

Muito flexível, adaptável a diferentes necessidades da indústria e com a possibilidade de receber outros elementos em sua composição, a liga de bronze é fundamental para inúmeras aplicações.

Fale com a USI Bronze e conheça as nossas ligas de bronze. Temos soluções customizáveis de acordo com as suas necessidades.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030