Diferença entre chapas de alumínio e bronze?

Diferença entre chapas de alumínio e bronze?

As principais diferenças entre chapas de alumínio e chapas de bronze estão na utilização e funcionalidade, determinadas pelas características de cada matéria-prima. A melhor maneira de visualizar as diferenças é conhecendo melhor a aplicabilidade de cada tipo de liga.

 

Como é a aplicação das chapas de alumínio?

As chapas de alumínio são feitas através de um processo conhecido como laminação. Trata-se de uma transformação mecânica, um trabalho contínuo, que pode ser feito a quente e a frio.

Existe uma divisão básica nas chapas de alumínio: elas são separadas entre planas e bobinadas. Entre estes dois tipos de chapas, elas costumam variar de tamanho e espessura. A superfície também pode ter acabamentos muito específicos, como você verá a seguir:

– O acabamento convencional, comum, é chamado de Mill Finish.

– O acabamento padrão, raso ou Lavrado Stucco possui saliências nas duas faces da chapa. Sua aplicação é comum em congeladores, refrigeradores, carrocerias de veículos de grande porte, ar condicionado, máquinas de lavar roupa, motos e eletrodomésticos.

– Quando as chapas apresentam alto-relevo na face, com propriedades antiderrapantes, são chamadas de Piso Lavrado. É muito comum encontrá-las em ônibus, embarcações, rampas, escadas, passarelas, entre outros.

– As chapas também podem ser utilizadas para a decoração e, para isso, recebem figuras, relevos e outras impressões visuais necessárias para embalagens, por exemplo.

 

Como é a aplicação da chapa de bronze?

As chapas de bronze são necessárias para a produção de diversos utensílios domésticos, sendo, também, muito utilizadas para a composição de eletrodos de solda.

Por serem dúcteis e maleáveis, as chapas de bronze podem ser utilizadas para produtos muito diferentes, como medalhas, obras de arte e peças artesanais.

É muito comum encontrar apetrechos de decoração feitos de bronze e também acessórios femininos, como brincos, anéis, pulseiras, colares e outras semijoias. Por ser um metal maleável, o bronze pode ser utilizado para estas finalidades.

Diferentemente do alumínio, o bronze é muito utilizado nas embreagens, principalmente por ser um material fácil de ser trabalhado. Assim como as chapas de alumínio, é comum encontrar chapas de bronze em máquinas, aparelhos domésticos e outros equipamentos.

 

Diferenças mais comuns entre chapas de bronze e chapas de alumínio

As chapas de bronze são utilizadas nos instrumentos musicais. Um exemplo clássico é o bocal dos instrumentos de sopro, peça que não é feita de alumínio.

Por causa do custo mais acessível, as chapas de bronze acabam assumindo um número maior de produtos de ferramentaria, principalmente porcas e parafusos. As chapas de alumínio costumam ter o preço mais elevado e, por isso, são empregadas em produtos cujo objetivo seja mais nobre.

As chapas de alumínio possuem ampla durabilidade e resistência mecânica e, por isso, são mais indicadas para serem utilizadas em ônibus, por exemplo, onde existe muita vibração, trânsito de pessoas e sobrecarga.

Já as chapas de bronze não são indicadas para esta finalidade. Embora sejam muito resistentes, não é recomendado o uso do bronze para o suporte de pessoas.

 

USI Bronze

A USI Bronze é especializada na produção de chapas de bronze e chapas de alumínio. Desde 1998 no mercado, a empresa se destaca pela pontualidade no atendimento, pelas peças feitas com qualidade e que seguem as rígidas normas técnicas da indústria.

Para saber mais sobre a aplicação das chapas de bronze e chapas de alumínio, faça contato com a equipe de atendimento da empresa e solicite mais informações!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030