Saiba as especificações da ABNT para a regularização do alumínio comercializado

Saiba as especificações da ABNT para a regularização do alumínio comercializado

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é uma entidade privada e sem fins lucrativos, fundada em 1940 para atender à sociedade brasileira em assuntos técnicos. Entre as principais atividades da ABNT estão a avaliação de conformidades e a certificação de produtos, sempre através de considerações técnicas rigorosas, respeitando comissões nacionais e internacionais, estudos científicos, conhecimentos regulamentados e outras referências.

As especificações da ABNT para a regularização do alumínio comercializado no Brasil têm o objetivo de garantir qualidade por meio de princípios técnicos aceitos mundialmente. Dessa forma, as normas são estabelecidas com o interesse de proteger o cidadão e os consumidores.

No caso do alumínio, as normas ABNT que regem sua comercialização são as seguintes:

Cada uma dessas normas técnicas apresenta considerações, restrições e direcionamentos importantes para a comercialização do alumínio no Brasil, como será apresentado a seguir.

Normas Técnicas da ABNT para o alumínio

ABNT 5052 F Naval – Material atestado para suportar desgaste, corrosão e fadiga superficial. A recomendação é que seja muito bem lubrificado. Suporta cargas elevadas e tem grande durabilidade. Sua utilização é feita em engrenagens, buchas, anéis, pistão, coroas e mancais.

ABNT 6061 – Material atestado para suportar desgaste, corrosão e fadiga superficial. A recomendação é que seja bem lubrificado. Tem excelente durabilidade e suporta cargas elevadas. Sua utilização é recomendada em mancais e coroas que têm pico de carga bastante elevado, e também em velocidade baixa.

ABNT 6063 – Material atestado para apresentar resistência à fadiga superficial. Também possui ampla resistência ao desgaste. Este tipo de alumínio deve ser muito bem lubrificado. Seu uso se dá em coroas, mancais, pistões e guias deslizantes.

ABNT 6351 – Material atestado para ter ampla resistência ao desgaste. Suporta muito bem a corrosão. Sua característica principal é a ampla durabilidade, mesmo com cargas elevadas. Sua utilização é perfeita em mancais, buchas, anéis, coroas e guias.

USI Bronze Aços e Metais

A USI Bronze Aços e Metais é uma empresa especializada em produzir ligas de metal para atender o mercado com peças de qualidade. No caso do Alumínio, a USI Bronze trabalha da seguinte maneira:

  • Emprega cortes totalmente precisos nas peças feitas de alumínio;
  • Trabalha com maquinário de tecnologia de ponta, capaz de aumentar a produtividade respeitando todas as normas da ABNT para alumínio;
  • Os cortes de blocos de alumínio podem ser feitos com até 260 mm de espessura;
  • Os cortes de alumínio podem ser redondos;
  • No caso dos cortes laminados de alumínio, é possível aplicar até 390 mm de diâmetro;
  • No caso dos discos e anéis de alumínio, é possível aplicar até 760 mm.

Desde 1998, a USI Bronze Aços e Metais aplica as melhores tecnologias e práticas de mercado para garantir máxima qualidade aos seus clientes, sempre respeitando todas as orientações de segurança e normas técnicas da ABNT.

A USI Bronze atua em todo o território nacional. Além da qualidade atestada em todos os seus produtos, a empresa se compromete a entregar todos os produtos nos prazos estabelecidos com seus clientes, contribuindo verdadeiramente para o processo produtivo de seus parceiros.

Entre em contato com a equipe de atendimento da USI Bronze e solicite mais informações sobre alumínio e normas técnicas ABNT!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030