A história do alumínio

Entre os metais mais abundantemente encontrados na crosta terrestre, o Alumínio ocupa a terceira posição. Todavia, apesar de estar presente em grande quantidade, é o que foi utilizado na indústria mais tardiamente, com sua produção comercial iniciando há apenas 150 anos.

Mas, em números absolutos, o Alumínio mostra a sua força e importância, com sua produção sendo maior que a de todos os outros metais não ferrosos.

A evolução do Alumínio está intimamente ligada à evolução das civilizações. Nas mais antigas, o uso do metal simbolizava sofisticação, desenvolvimento e modernidade para os artefatos produzidos.

O Alumínio tem raízes na Roma antiga, quando a pedra-ume era utilizada em tinturarias. Esta pedra era um sal duplo de potássio e de alumínio.

Friedrich Wöhler foi quem primeiro isolou o Alumínio, em 1827 e Humphrey Davy foi quem criou o nome “Alumínio”, também em 1827.

Um detalhe importante com relação à produção atual de Alumínio é que o Canadá e os Estados Unidos são os maiores produtores deste metal. Todavia, nenhum destes dois países tem jazidas de bauxita, que é a matéria-prima para produção do Alumínio. Por isso, eles precisam importar este elemento para serem capazes de dominar o mercado de produção do Alumínio.

O Brasil tem papel importante na produção e comercialização mundial de Alumínio, pois possui a terceira maior reserva deste minério no mundo, que fica na região amazônica, no sudeste do Brasil e em Poços de Caldas e Cataguases, em Minas Gerais.

 

Características do Alumínio

O Alumínio é bastante utilizado na indústria, principalmente pela sua versatilidade. Vejamos as principais características deste metal:

– Leveza;

– Durabilidade;

– Excelente performance e propriedades superiores a outros metais na maioria das suas aplicações;

– Resistente à corrosão;

– Alta condutibilidade térmica e elétrica;

– Grande utilidade em vários setores, em especial para o automotivo e construção civil.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030