Barra de latão: características e aplicações

Barra de latão: características e aplicações

O latão é uma liga metálica que tem como base o cobre e o estanho e oferece características melhores que as do cobre, elevando a resistência mecânica e a dureza do metal, sem, no entanto, alterar sua ductilidade. A barra de latão, confeccionada a partir dessa liga, é item fundamental na indústria.

Em geral, as barras de latão são utilizadas na confecção de engrenagens, buchas para indústrias automotivas, sucroalcooleiras e máquinas pesadas, mancais e coroas. Suas características oferecem propriedades únicas, que são bastante aproveitadas por variados segmentos industriais. Vale a pena conhecer melhor as barras de latão!

 

Características da barra de latão

A barra de latão tem diversas propriedades que a caracterizam como um item fundamental na produção de muitos itens. As principais são:

  • Aumento de dureza
  • Ponto de fusão alto
  • Maior resistência à corrosão e à água do mar
  • Grandes propriedades de suportar cargas estáticas em altas e baixas velocidades

 

As barras de latão são utilizadas na fabricação de muitos itens, incluindo anéis de vedação, válvulas, flanges e conexões, peças resistentes a pressão e temperatura, componentes internos de válvulas de alta pressão, linhas decorativas, elementos de acoplamento, componentes para indústria química e peças para interruptores e porta-fusíveis.

Confeccionadas e utilizadas há muito tempo, as barras de latão têm origem do bronze, que começou a ser produzido na última fase da Pré-História (Idade do Bronze), que ocorreu entre 4000 e 1500 a.C.

Ele pode ser confeccionado a partir de uma série de ligas metálicas que têm como base o cobre e proporções variáveis de outros elementos como estanho, zinco, chumbo e fósforo.

Com elevada resistência ao desgaste por fricção, o bronze é um material empregado na indústria de forma ampla, pois tem benefícios que incluem:

  • Grande conformabilidade a frio
  • Alta resistência à corrosão
  • Excelente capacidade de soldabilidade e brasagem

 

Além das barras de latão, o bronze pode dar origem a buchas, tarugos, anéis e discos.

 

A USI Bronze é especialista em ligas metálicas para as mais diferentes aplicações. Fale conosco e veja como podemos ajudar a sua empresa, de acordo com a sua necessidade.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030