Quais as diferenças e semelhanças entre o latão e o bronze?

Quais as diferenças e semelhanças entre o latão e o bronze?

O latão e o bronze têm como diferença principal sua composição, apesar de poderem ser utilizados para fabricar alguns produtos em comum. Descreveremos aqui as diferenças e semelhanças dessas ligas metálicas.

O latão é uma liga metálica composta de cobre e zinco, podendo ter variações se adicionados outros elementos, como chumbo, estanho e níquel. Material utilizado desde os tempos pré-históricos, sua coloração varia conforme sua composição, podendo ir desde uma coloração fortemente acobreada até amarela clara. É um metal muito maleável e dúctil, sendo também um excelente condutor de corrente elétrica e apresenta resistência a corrosões e choques mecânicos.

O bronze é também uma liga metálica, porém seus principais elementos são o cobre e o estanho, podendo também ocorrer variações se adicionados elementos como o alumínio, chumbo, silício, manganês e fósforo. Possui uma coloração normalmente dourada, escura e sem brilho, podendo variar também de acordo com sua composição.

Assim como o latão, o bronze foi muito utilizado desde os tempos pré-históricos e marcando uma época conhecida como Idade do Bronze (4000 a 1500 a.C). É um metal maleável e dúctil, sendo também resistente a corrosão e um excelente condutor de calor e eletricidade.

 

Quais as principais diferenças e semelhanças na utilização do latão e do bronze?

 

As utilidades do latão variam de acordo com sua composição, normalmente podemos encontrar este material em torneiras, instrumentos musicais, moedas, arames, parafusos, joias e bijuterias, rodas para carros, armamentos, válvulas, instrumentos médicos e odontológicos, núcleos de radiadores de veículos, objetos de decoração e em muitos outros itens. O latão pode ser utilizado em produtos de vários tipos e apresenta um ótimo custo-benefício, diferente de outros tipos de metais ou ligas metálicas.

O uso do bronze também varia de acordo com sua composição, em tempos antigos o bronze era utilizado para fabricar armas, máscaras, estátuas, produzir sinos de igreja e fabricar joias. Nos dias de hoje o bronze passou a ser utilizado para fabricar instrumentos musicais e está presente em tomadas e componentes dos interruptores, em parafusos e rebites, em aparelhos de telecomunicação, em objetos de decoração, em estátuas, como componentes de maquinários de indústrias têxtil, de papel e de química, em  sinos, moedas, válvulas, utensílios domésticos, em equipamentos navais por sua capacidade de resistir a corrosão  e também nas famosas medalhas olímpicas.

 

USI Bronze

 

Fazendo história desde 1998, a USI Bronze fornece todos os tipos de bronze e latão, além de outros metais como o alumínio, o cobre e ligas de aço. Além de produzirmos materiais de qualidade comprovados por testes técnicos, garantimos a você pontualidade na entrega.

 

 

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030