O Cobre foi o primeiro metal utilizado pelo homem e era conhecido desde os tempos das mais antigas civilizações da humanidade, há cerca de 10.000 anos. Por isso é de vital importância entendermos como o cobre surgiu e como ele ficou tão popular!
De fato, o cobre foi o material mais importante e utilizado na humanidade durante a Era do Cobre e do Bronze.
Datam dos anos de 5.000 a.C o início da fusão e refinação do cobre tendo como base os óxidos, em especial a Malaquita e a Azurita.
Na China, o Cobre já era conhecido, em média, 2000 anos antes de nós. E, em função disso, por volta de 1.200 a.C, já era fabricado um bronze de qualidade excepcional, o que caracterizou o domínio da metalurgia do Oriente em relação ao Ocidente.
Os Fenícios importaram o Cobre da Grécia. Enquanto isso, o Chipre, por muito tempo, foi considerado o país do Cobre, tanto que os romanos chegaram a chamar o Cobre de aes cyprium.
O Cobre tem coloração vermelha e brilho opaco. Está localizado no grupo I-B da Tabela Periódica. Seu ponto de fusão é 1.038ºC e seu ponto de ebulição 2.927ºC apresentando, ainda, como características o fato de ser um metal macio, dúctil e maleável.
Quando fica em contato com o ar por muito tempo, o Cobre sofre oxidação e é formada em sua superfície uma película tóxica, formada pela mistura de carbonatos, óxidos e hidróxidos, de coloração verde.
Mas quais são realmente as características e aplicações do Cobre? Confira a seguir!
– Grande condutividade térmica;
– Maleável (pode ser transformado em lâminas);
– É muito utilizado em equipamentos e sistemas elétricos, como os fios de eletricidade;
– Excelente condutor de calor e alto ponto de fusão; é, por isso, muito utilizado em panelas para cozinhar alimentos;
Bom agora que você viu como o Cobre surgiu na nossa história, você deve entender que, para adquirir esse material tão único, é muito importante confiar em uma empresa que garanta qualidade e um ótimo atendimento, sendo assim confie na Usi Bronze!