O Latão é feito da combinação entre zinco e cobre, formando uma liga, cujas porcentagens variam de acordo com a utilização deste metal. Além disso, é possível que outros elementos sejam adicionados a este composto para transmitir outras propriedades ao metal. Estes elementos podem ser o silício, o alumínio, o níquel e o ferro.
Após a fundição, o Latão fica com uma tonalidade dourada; se polido, fica semelhante ao ouro, porém um pouco menos vivo.
É mais fácil moldar o Latão do que o cobre ou zinco. E, quando alteramos as quantidades destes, podemos fazer com que a liga fique mais rígida ou suave, influenciando diretamente no tipo de trabalho que será realizado.
Utilização do Latão na indústria
O Latão tem utilidade bastante diversificada na indústria, sendo empregado em diversos segmentos, como:
– Joias;
– Bijuterias;
– Trompete, saxofone, trombone, trompa, gaita;
– Lâmpadas;
– Moedas;
– Móveis;
– Luminárias;
– Parafusos;
– Maçanetas.
Benefícios
O latão é muito importante e, além de sua larga utilidade na indústria, por apresentar propriedades antibacterianas, ele pode ser usado para matar germes em cozinhas, hospitais, banheiros, centros médicos, instrumentos de cirurgia e equipamentos médicos.
Suas propriedades antibacterianas dão a ele uma importância muito grande na questão da higiene.
Além disso, possuir peças feitas em Latão é uma grande vantagem porque ele é muito resistente à corrosão e tem elevada resistência à tração, sem contar que alguns tipos são excelentes para forjar quente.
O Latão também possui uma cor quente e, por isso, é muito utilizado em luminárias e objetos decorativos.
Add Comment