O aço inox 316 é um dos mais utilizados inoxidáveis no Brasil e no mundo, devido á sua boa resistência contra a corrosão por cloretos. O aço inox 316 apresenta composição química de 16% cromo, 10% níquel e adição complementar de 2% de Molibdênio.
Esta combinação o classifica família austenítica , a mais comum e aplicável no mundo todo. O consumo per capita dos aços inoxidáveis no Brasil é de apenas 1,69 kg/ano/habitante, comparado a Europa esse consumo é de 10 vezes menor.
Deste consumo cerca de 20 % até 25% é de aço inox 316 que é utilizado em diversas aplicações, as principais características você confere a seguir!
• Elevada resistência contra a corrosão, principalmente em meios clorados que provocam o chamado “pit”
• Excelente desempenho na água do mar
• Ideal para aplicação em equipamentos na indústria farmacêutica e do petróleo
• Tanques de transporte de líquidos de alto efeito corrosivo
• Equipamentos para embarcações marítimas
• Material 100% reciclável como todos os aços inoxidáveis
A indústria siderúrgica recicla 100% da sucata para fabricar o aço inox 316 e utiliza o ferro molibdênio para adicionar e controlar esse elemento.
O processo de refino em equipamento AOD ou VOD. Esse equipamento utiliza o vácuo ou a proteção do gás inerte, o famoso argônio para evitar a oxidação do Cromo, reduzir o teor de Carbono que é indesejável nesta classe de aço e promover a limpeza do aço eliminado as inclusões de oxido.
O aço inox 316 é produzido da mesma forma do aço inox 316L, pois as composições químicas e as propriedades mecânicas são equivalentes para ambos produtos.
Um bom aço inox é muito importante para a produção de diversos itens essenciais, e você deve confiar em uma empresa de qualidade e que atenda suas necessidades, e isso você só encontra na USI Bronze, a número um em toda região na produção do aço inox 316
Add Comment