Os setores que utilizam as aplicações de aço

Os setores que utilizam as aplicações de aço

O aço é um produto bastante utilizado tanto na indústria quanto na construção civil, sendo um material composto por ligas de ferro e carbono, utilizado na fabricação dos mais

diversos produtos, principalmente os eletrodomésticos, veículos e materiais de construção. Normalmente o aço é bastante popular e apresenta grande aplicabilidade, sendo suas propriedades mecânicas uma das qualidades que mais chama atenção durante a seleção dessa liga. Essas propriedades podem variar de acordo com os diferentes materiais existentes na liga e suas composições.

As ligas de aço contém em sua composição o, carbono, porém quando é importante que o produto atinja demais propriedades mecânicas que só o aço com carbono comum não consiga atingir, os elementos que constituem a liga, em geral, níquel, cobre e demais elementos químicos, são adicionados em sua composição química.

Além das ligações entre ferro e carbono, outros elementos, como citados anteriormente, podem ser adicionados, porém, em proporções significativas, podendo alterar a química e mecânica do material original. Geralmente outros elementos podem ser adicionados à composição do aço, exemplo, manganês, cromo, molibdênio, vanádio, tungstênio e silício, variando de acordo com propriedade que desejem que o aço atinja. Usualmente esses elementos são adicionados para aumentar a dureza e a resistência mecânica ou química do aço, para proporcionar diferentes propriedades.

As ligas de aço também são divididas de acordo como teor de elementos que possuem na sua composição.

Veremos a seguir os tipos de aço e suas aplicações mais comuns!

Aços estruturais: são de extrema importância na indústria da construção, por apresentarem alta resistência mecânica e conseguirem suportar grandes carregamentos. Normalmente os aços estruturais são aços-carbono, ou com, pequenos elementos de liga de aço. A maior utilização desse aço, encontra-se em estruturas de concreto armado.

Aços para molas: os aços utilizados para fabricação de molas apresentam elevado limite elástico e, suportam forças e tensões sem que a deformação causada se torne permanente, a maioria dos aços para a fabricação de molas são, aço-carbono, sendo essas ligas somente requisitadas em situações determinadas.

Aços para a fundição: utilizado para a produção de peças de aço fundido. Durante esse processo o aço líquido é vazado por moldes e adquire a forma da cavidade quando se solidifica, podendo ser tanto aço-carbono quando as ligas de aço, contanto que apresentem boa resistência.

Aços para construção mecânica: são utilizados para fabricar peças forjadas, rolamentos, eixos, engrenagens, e demais funcionalidades. Apresentam baixo teor de liga e abrangem uma ampla rede de produtos.

Vimos que as ligas de aço são utilizadas de forma ampla na maioria dos ramos industriais, e como são segmentos que necessitam de um cuidado específico, ou seja, precisam de materiais de qualidade e resistência, e a Usi Bronze garante resistência, durabilidade e custo benefício acessível em toda a ligas de aço, além de oferecer o melhor atendimento do mercado.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030