Brilhante, avermelhado e muito importante para a indústria atual, é de cobre o objeto de metal mais antigo encontrado no Oriente Médio (cerca de 5 mil anos a.C.). Classificado como o terceiro metal mais consumido pela indústria, perdendo para alumínio e ferro, ele é indicado para a fabricação de fios elétricos e cabos.
Este é o único metal na tabela periódica que não tem coloração prata ou acinzentada naturalmente. Grande parte do cobre encontrado em minérios deve ser fundida para a pureza. Só depois ele pode ser utilizado com máxima eficiência.
Curiosidades sobre o cobre
Você sabia, por exemplo, que o cobre começou a ser fundido em 4.500 a.C? Dessa forma, aumentou-se ainda mais a versatilidade desse metal, dando origem às ligas.
Com adição de estanho ao cobre, criou-se o bronze, por exemplo. Esse foi, inclusive, o passo inicial para a criação da Idade do Bronze. No Antigo Egito, as pessoas utilizavam o cobre para fazer joias.
Quer saber tudo sobre o cobre? A seguir listamos algumas informações preciosas sobre esse metal:
1. Dois terços do cobre da Terra são encontrados em rochas vulcânicas. Cerca de um quarto, em rochas sedimentares.
2. O cobre fica verde por conta de sua oxidação. Esta reação de oxidação é a razão pela qual a estátua de cobre da Estátua da Liberdade é verde em vez de vermelho-alaranjado, por exemplo.
3. Um carro médio possui grande volume de fiação de cobre em sua composição. Se ela fosse contabilizada, poderia chegar a 1,5 km.
4. As moedas americanas Pennies foram feitas de cobre puro de 1783 a 1837.
5. O cobre é um metal bastante utilizado pela medicina. Suas propriedades antimicrobianas retardam infecções hospitalares, por exemplo.
Versátil, utilizado em inúmeras aplicações e cheio de propriedades, o cobre é um metal que merece ser explorado. Se obtido com alta qualidade e de um fornecedor seguro, como a Usi bronze, ele pode fazer toda a diferença em uma aplicação.
Add Comment