O bronze é um material muito popular pela sua aplicação comercial em bijuterias como colares, semijoias e brincos. Também é muito comum encontrar medalhas esportivas de bronze, com a finalidade de premiação.
O que pouca gente sabe é quais são as principais utilidades do bronze no dia a dia da indústria, como ele é aproveitado em ambiente produtivo e qual o resultado que ele apresenta.
A aplicação do bronze na indústria é para a elaboração de peças e componentes, como os listados a seguir:
- Rolamentos
- Válvulas
- Tubos
- Ligas de bronze em tarugo
- Buchas cilíndricas
- Flanges
- Blocos de bronze
- Quadrados de bronze
- Sextavados
- Discos de bronze
- Anéis e outras peças.
A indústria é muito rigorosa com a qualidade do seu material e, por isso, o fornecedor deve trabalhar sempre seguindo as normas técnicas que regem as peças de bronze. São elas: ABNT, BS, JIS, UNS, SAE, entre outras.
A Usi bronze, empresa que desde 1998 é fornecedora de aços e metais para a indústria, tem produtos à pronta entrega e elabora peças de acordo com o desenho enviado pelo comprador, atendendo dessa forma projetos personalizados.
São várias opções de bronze disponíveis para o cliente. Veja a seguir:
Uso do bronze de uma forma geral
O bronze pode ser aplicado na produção de obras de arte e também de estátuas. Neste caso, ele precisa de chumbo e zinco em maior quantidade para obter as propriedades indicadas para a finalidade.
Para a composição de tubos e peças variadas, o bronze precisa ser reforçado e, por isso, ele conta com uma dose extra de fósforo e chumbo, ideais para facilitar o processo de fundição do componente.
Para a produção de sinos, o bronze deve levar uma quantidade significativa de estanho e, assim, conseguir as condições necessárias para formar uma boa peça.
O bronze é muito utilizado para a produção de embreagens. Sua principal característica para isso é a baixa fricção quando está em contato com outros metais.
Por suas qualidades, o bronze tem um espaço garantido em máquinas e componentes industriais.
Composição do bronze para uso em geral
O bronze é reconhecido pela falta de brilho e pela coloração escura. Isso se deve a uma patina, que serve de proteção para o material não oxidar. Depois de ser aplicado em peças e componentes industriais, o bronze ganha uma camada de laca para fazer o seu revestimento, por questão de proteção.
Logo, a recomendação é que o bronze seja sempre escovado sem ser polido, pois o atrito excessivo pode remover a camada protetiva.
Formação do bronze
O bronze é o resultado da união de cobre e estanho. Mesmo assim, ele pode contar com os elementos abaixo:
- Alumínio
- Manganês
- Silício
- Fósforo
- Chumbo
Dessa forma, é possível produzir várias ligas que são utilizadas na área industrial, principalmente. Para encontrar ligas de bronze para sua indústria, entre em contato com a Usi bronze e solicite atendimento de uma equipe técnica.
Add Comment