Como anda a comercialização do latão atualmente?

Como anda a comercialização do latão atualmente?

Falar sobre a história de qualquer liga metálica é falar sobre a história da sociedade. As primeiras peças e ferramentas de latão foram descobertas em escavações na Palestina, datadas entre os anos 1000 e 1400 a.C. Os romanos já haviam dominado a produção dessa liga metálica em 30 a.C e até hoje o material é mundialmente requisitado para aplicações diversas.

No entanto, o atual marco histórico que estamos vivendo frente a pandemia do novo Coronavírus também afeta a comercialização e produção de qualquer peça feita com a liga.

O latão é um dos materiais mais comuns em nosso dia a dia e é utilizado por praticamente todos os segmentos industriais, contudo, diversas razões contribuem para a atual escassez do material no Brasil e no mundo, como: redução da produção no início da pandemia, esgotamento de estoques, alta do dólar e acúmulo de pedidos por receio do esgotamento dos próprios estoques.

Não é só o latão que está em falta no mercado. Vários insumos no mercado estão na mesma situação, como o plástico e o papelão. Vale lembrar que a matéria-prima do latão é o cobre, metal com o maior preço desde 2018 e isso acontece porque a maior mineradora de cobre no mundo, localizada no Chile, enfrenta risco de greve, impactando diretamente no preço do cobre e nas produções do bronze e latão, que usam grandes quantidades do material em questão.

Segundo estudo analítico desenvolvido pelos órgãos CRU Group, Abinee, Euromonitor International, Gartner e outras empresas coligadas, os insumos que mais estão em falta mundialmente são:

  • -12% de aço silício;
  • -16% de componentes eletrônicos de outras origens;
  • -23% de alumínio;
  • -26% de aço carbono;
  • -30% de latão;
  • -35% de componentes eletrônicos da Ásia;
  • -44% de papelão;
  • -56% de cobre;
  • -56% de materiais plásticos.

A solução para as empresas que enfrentam a escassez de matéria-prima é a substituição ou adaptação do produto. Infelizmente, isto não é possível em todos os casos, mas existem materiais semelhantes que podem substituir temporariamente o latão. Tratando-se de ligas metálicas, é essencial que seja feita uma análise das funcionalidades, comparando as matérias-primas disponíveis no mercado, suas características e o potencial de adaptação ao seu projeto.

Nosso objetivo é não deixar extinto a existência do latão, por isso confie na USI Bronze que comercializa e atende a todas suas necessidades como consumidor!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030