As chapas de alumínio são utilizadas em diversos equipamentos, produtos e processos produtivos. As chapas de alumínio também são apresentadas como laminados de alumínio.
O que são chapas de alumínio ou laminados de alumínio?
As chapas de alumínio são lâminas deste tipo de metal, moldadas a partir da transformação conhecida como “processo mecânico de laminação”. O trabalho consiste em comprimir o alumínio que passa entre dois cilindros, em temperatura quente ou fria. Existe também o método “Caster”, que realiza o processo de forma contínua.
As chapas de alumínio podem ser comercializadas como lâminas independentes ou em bobinas, feitas de acordo com a necessidade do cliente. As aplicações são variáveis, assim como o acabamento.
Tipos de acabamento de chapas de alumínio
Comum ou Mill Finish: é um tipo de fabricação padronizado e sem alterações específicas, o que forma uma chapa comum.
Brilhante: uma face da lâmina recebe acabamento de alta reflexibilidade.
Lavrado Stucco: as superfícies da chapa apresentam saliências chamadas de Stucco, que podem ser rasas ou padrão. É muito comum encontrar este tipo de chapa de alumínio em carrocerias de ônibus, congeladores, eletrodomésticos em geral, como máquinas de lavar e ar-condicionado, e também em alguns tipos de veículos, como as motocicletas.
Lavrado Piso: as chapas são feitas contendo alto relevo para adquirir a consistência antiderrapante. É muito comum encontrar este tipo de chapa em passarelas, embarcações, ônibus, escadarias, rampas, equipamentos e também em projetos decorativos.
Decorativa: as chapas e lâminas de alumínio podem receber acabamento decorativo colorido. Após a coloração das chapas, é possível utilizar o produto para finalidades comerciais variadas, desde a integração das lâminas em embalagens como em outros tipos de bens de consumo.
Vantagens das chapas de alumínio
As chapas e lâminas de alumínio se destacam porque apresentam vantagens importantes. São elas:
- Resistência;
- Beleza;
- Impermeabilidade;
- Leveza;
- Durabilidade;
- Resistência à corrosão.
O material é maleável, pode receber acabamentos diferentes e também adere e integra soldas.
Como é feito o alumínio?
O alumínio não é extraído diretamente da terra. Seu processo de produção necessita da mineração de bauxita, responsável pelo índice de detenção superior a 50% de óxido de alumínio. Assim, a bauxita é destinada a uma refinaria específica para passar por um processo chamado de “redução”.
A história brasileira com o alumínio é recente quando comparada com a mundial. Em 1917, a Companhia Paulista de Artefatos de Alumínio iniciou a sua produção. O aumento da escala produtiva de alumínio no país aconteceu nos anos de 1950.
Chapas de alumínio USI Bronze
A USI Bronze apresenta chapas de alumínio com a melhor qualidade do mercado. Os produtos são feitos com muita dedicação e seriedade da equipe.
O processo de produção de chapas e lâminas de alumínio da USI Bronze conta com equipamentos de alta tecnologia, resultado de um grande investimento que a empresa faz e segue fazendo para trabalhar com inovação tecnológica e total precisão.
Desde 1998, a USI Bronze Indústria e Comércio de Aços e Metais direciona atenção especial para criar uma relação de parceria com seus clientes. Conheça mais sobre a USI Bronze!
Add Comment