Conheça as diferenças entre latão e bronze

Ambos são ligas metálicas e têm diferentes aplicações na indústria e no dia a dia. O latão e o bronze, bastante utilizados na atualidade, diferenciam-se por alguns aspectos, que é importante destacar.

latão é uma liga metálica composta de cobre e zinco, ao passo que o bronze tem como elementos principais o cobre e o estanho. Ambos são excelentes condutores de calor e eletricidade, porém suas aplicações variam bastante.

 

Latão: suas propriedades, ligas e aplicações

O latão é uma liga metálica composta de cobre e zinco, com a possibilidade de variação na proporção dos elementos. Podem, ainda, ser adicionados outros elementos à liga, tais como chumbo, estanho e alumínio. Assim, o metal ganha mais resistência mecânica e física.

latão é um metal maleável e dúctil, além de ser um excelente condutor de energia elétrica e térmica. Além disso, tem alta resistência à corrosão.

Por suas características, o latão pode ser forjado, fundido, laminado e estirado a frio. Essa liga é, inclusive, bastante utilizada para produzir peças em processos de estampagem (prensas).

Seu uso principal é na fabricação de objetos para uso doméstico, tais como panelas, tachos e bijuterias. Entretanto, a liga pode ser encontrada em torneiras, instrumentos musicais, moedas, arames, joias, parafusos, rodas, armamentos, válvulas, instrumentos médicos e objetos de decoração.

 

Bronze: propriedades, características e usos

bronze é uma liga metálica que tem como elementos principais o cobre e o estanho. Pode, ainda, ocorrer variações se adicionados elementos como alumínio, chumbo, silício, manganês e fósforo.

Tem coloração normalmente dourada, escura e sem brilho, podendo variar também de acordo com a composição da liga. É, ainda, resistente à corrosão e um excelente condutor de calor e eletricidade.

Essa liga é dura e se funde com facilidade. Por isso, é utilizada em suportes, válvulas e outros componentes de máquinas. Por ter características acústicas, o bronze produz sons puros e timbre distinto. Isso o torna um excelente metal para fabricar instrumentos musicais e sinos.

Além disso, a liga metálica está presente em tomadas e componentes de interruptores, bem como parafusos e rebites. Aparelhos de telecomunicação, objetos de decoração, estátuas, componentes de maquinários, moedas, válvulas e utensílios domésticos também se beneficiam desse material.

 

Precisa de ligas metálicas? Fale com a Usibronze. Temos vasta experiência nas mais variadas ligas e especificações, de acordo com a sua necessidade.


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030

Open chat