Você conhece as principais ligas metálicas? Veja quais são

Você conhece as principais ligas metálicas? Veja quais são

Você sabia que boa parte dos produtos e materiais que você utiliza são feitos de ligas metálicas? Isso porque os metais puros geralmente não possuem as características necessárias para serem aplicados na fabricação de muitos itens. As ligas metálicas, então, misturam dois ou mais metais, mas você conhece as principais?

As ligas metálicas, como já dissemos, são obtidas por meio do aquecimento e mistura de dois ou mais metais ou de metais com outros componentes. Depois, eles se fundem e esfriam, solidificando-se.

As propriedades de cada liga metálica serão determinadas pelos metais utilizados e pela quantidade de cada metal na liga, além do tamanho e arrumação dos cristais.

 

A seguir, apresentamos as ligas metálicas mais conhecidas e utilizadas no mercado. Confira!

Aço: derivado da mistura de aproximadamente 98,5% de ferro, 0,5 a 1,7% de carbono e traços de silício, enxofre e oxigênio. Ele é usado em peças metálicas que sofrem elevada tração, pois é mais resistente à tração do que o ferro puro. O aço é, ainda, uma liga utilizada para produzir outras ligas metálicas.

Aço Inox: formado por 74% de aço, 18% de cromo e 8% de níquel, é praticamente inoxidável. Por isso, é usado em talheres, panelas, peças de carro, brocas, utensílios de cozinha e decoração.

Ouro 18 quilates: esta liga é formada por 75% de ouro, 13% de prata e 12% de cobre. Em relação ao ouro puro, traz a vantagem de ser macio e facilmente riscado. Além disso, a liga mantém as propriedades desejadas do ouro, como brilho, dureza adequada para joias e durabilidade.

Bronze: formado por 67% de cobre e 33% de estanho, é muito resistente ao desgaste. É muito usado para produzir sinos, medalhas, moedas e estátuas.

Latão: mistura de 95 a 55% de cobre e de 5 a 45% de zinco. É bastante flexível e, por isso, é utilizado para produzir instrumentos musicais de sopro, tais como trompete, flauta, saxofone, etc., além de também ser aplicado em peças de máquinas, na produção de tubos, armas e torneiras.

Amálgama: antigamente, era bastante utilizada em obturações nos dentes. É formada pela mistura de 70% de prata, 18% de estanho, 10% de cobre e 2% de mercúrio. Ela é bastante resistente à oxidação (corrosão) e é bem maleável.

Solda: formada por 67% de chumbo e 33% de estanho, ela é usada em solda de contatos elétricos porque oferece baixo ponto de fusão.

Magnálio: mistura de 90% de alumínio e 10% de magnésio. Por ser bastante leve, esta liga é utilizada em peças de aviões e de automóveis.

 

A USI Bronze é referência quando o assunto são ligas metálicas. Independentemente do tipo de liga de que você precisar, fale conosco! Nossos especialistas podem ajudar a fazer a melhor escolha, de acordo com as suas necessidades!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030