Você sabe o que são ligas metálicas? Veja suas principais aplicações

Você sabe o que são ligas metálicas? Veja suas principais aplicações

Ligas metálicas são elementos aplicados em grande parte das aplicações industriais. Elas são formadas pela união de dois ou mais componentes, sendo que um deles deve ser um metal.

Dependendo da quantidade da mistura de cada componente, as ligas têm aplicações diversas. E isso impacta em aspectos como ponto de fusão, seguido por esfriamento e solidificação.

 

As ligas metálicas trazem inúmeras vantagens na comparação com os metais isolados. Algumas são:

  • Condutividade elétrica e térmica;
  • Resistência à corrosão;
  • Brilho;
  • Resistência mecânica;
  • Temperatura de fusão.

 

Tipos de ligas metálicas e principais aplicações

Existem alguns tipos de ligas ferrosas disponíveis no mercado. Elas são:

Ligas metálicas ferrosas: têm o ferro como principal constituinte. Aço e ferro fundido são exemplos.

Ligas metálicas não-ferrosas: como o próprio nome diz, não contêm ferro em sua composição. Exemplos são ligas de alumíniobronzelatão e amálgama.

Açoliga de ferro carbono, é formado basicamente por ferro (98,5%) e carbono (0,5 a 1,7%), além de pequenas quantidades de silício, enxofre e fósforo. É utilizado na fabricação de estruturas metálicas, especialmente na construção civil, além de panelas, parafusos, pregos, portões, etc.

Aço inox: é obtido a partir do aço comum e pode ter, em sua composição, cromo e níquel. Como não enferruja, é utilizado em utensílios domésticos, instrumentos da construção civil e peças para automóveis e indústrias.

Bronzeessa liga metálica tem como principais elementos o cobre e o estanho. Pode, ainda, incorporar alumínio, silício e níquel. Seu uso é maior na produção de equipamentos industriais, ferramentas, conexões hidráulicas e objetos decorativos. Era usado, ainda, na confecção de moedas.

Ouro: essa liga metálica é formada por ouro, prata e cobre. Assim, o material tem dureza, resistência e durabilidade, podendo ser utilizado na confecção de joias.

Latão: formado por cobre (67%) e zinco (33%), é uma liga maleável, brilhosa e boa condutora elétrica e térmica. Seu uso é indicado para a produção de armas, munições, aparelhos médicos, parafusos, porcas, dobradiças, chaves, molas, metais sanitários e bijuterias.

Amálgama: é constituída por prata (70%), estanho (18%), cobre (10%) e mercúrio (2%). Sua principal aplicação é em obturações dentárias.

 

Agora que você conhece melhor as ligas metálicas, vale a pena conversar com quem entende do assunto.

A Usi bronze é uma das maiores produtoras de ligas metálicas e atende aos mais variados mercados. Fale conosco e veja como obter produtos de qualidade e certificados!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030