Quais são os diferentes tipos de cobre presentes no dia a dia?

Quais são os diferentes tipos de cobre presentes no dia a dia?

Não é incomum que, ao longo da vida cotidiana, nos deparemos com uma vasta gama de objetos e produtos cuja matéria-prima é o cobre. Isso acontece porque este metal, de número atômico 29 na química, já vem sendo explorado há milhões de anos. Ele foi um dos primeiros e principais materiais já descobertos pelos seres humanos, e colabora na fabricação de diversos produtos que fazem parte do dia a dia das pessoas, além, é claro, de movimentar a economia.

Os principais motivos de tamanho sucesso são sua aparência, uma vez que a bela mistura de tons alaranjados e avermelhados desperta o interesse dos consumidores; e sua durabilidade. O cobre faz parte do processo de fabricação do bronze, por exemplo, que é um metal produzido através da mistura desta matéria-prima com o estanho.

 

Por que o cobre é tão utilizado?

A resposta para esta pergunta é simples: propriedades facilitadoras. O cobre tem características ímpares que facilitam o cotidiano com suas aplicações. Um exemplo é que este metal funciona como um excelente condutor, tanto de calor quanto de eletricidade. Situações que dependem deste tipo de serviço empregam o cobre, como as fiações dentro de casa ou fora, nos postes das ruas e também em utensílios domésticos, sobretudo os de cozinha.

Outro grande benefício é que este material não é corrosivo, ou seja, assim como o alumínio, o cobre é altamente resistente aos efeitos da corrosão que poderia acometê-lo, dependendo das condições ambientais às quais ele for exposto.

Por fim, mas não menos importante, o principal motivo da “fama” do cobre é a facilidade com a qual ele pode ser modelado. Isso simplifica muito a atuação dos fabricantes de produtos com base nesta matéria-prima. Outra vantagem é que o cobre não deixa de ser resistente, aumentando a qualidade das peças construídas com ele.

 

Principais tipos de cobre no cotidiano

A principal função do cobre é exatamente o motivo pelo qual não o vemos explicitamente no dia a dia. Por ser um excelente condutor de energia, este metal fica, normalmente, escondido dentro dos fios da rede elétrica. Estes, por sua vez, são revestidos de outros materiais responsáveis por garantir que este serviço seja prestado de maneira segura, sem provocar acidentes.

A construção civil é um ramo que emprega o cobre com frequência, ampliando a utilização para sistemas de aquecimento de água ou refrigeração. Dentro dos hospitais, por exemplo, uma excelente função do metal é explorada com a ação antibacteriana, já que ele não absorve muitas bactérias e retarda o crescimento dos germes, ou seja, através do cobre a saúde é preservada nos equipamentos dos centros hospitalares.

No mercado de automóveis, o metal também é amplamente utilizado na fabricação dos veículos, estando presente nos fios, freios, conectores, radiadores, rolamentos e até no motor. Dependendo do tamanho do carro, a quantidade de fios de cobre pode ultrapassar um quilômetro e meio de extensão.

O mesmo acontece nos cascos dos navios, mas em proporções bem maiores. Quando combinado com o níquel, o cobre evita a corrosão causada pela água salgada do mar e melhora a eficiência do fluxo de combustível. Na Dubronze você encontra os melhores produtos do mercado.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030