Conheça os aços mais produzidos e suas aplicações

Conheça os aços mais produzidos e suas aplicações

A indústria utiliza muitos tipos de aço, que são confeccionados de acordo com especificações e necessidades diferentes. Por isso, empresas que atuam em sua fabricação investem em variadas formas de trabalhar esse metal, gerando as ligas de aço.

Conhecer e entender as formas de confecção e trabalho do aço ajuda a compreender melhor as funcionalidades desse metal. Além disso, permitem que você avalie se a sua necessidade pode ser atendida por algum tipo de liga.

A seguir, confira os tipos de aço produzidos e suas aplicações:

 

Aço laminado a quente e a frio

As chapas de aço podem ser laminadas a quente ou a frio. Quando o processo acontece a quente, as chapas são fabricadas a temperaturas superiores a 900°C, gerando bobinas laminadas.

Na sequência, o produto é submetido a um processo de desbobinamento, que corta as chapas transversalmente, permitindo que elas sejam utilizadas na fabricação de tubos metálicos, autopeças, rodas, etc.

Já as chapas laminadas a frio são produzidas em temperaturas abaixo dos 100°C. Elas são mais maleáveis, porém igualmente resistentes. Sua aplicação é em eletrodomésticos, automóveis, esquadrias para construção civil, etc.

 

Aço galvanizado para aplicações que exijam maior resistência

O aço galvanizado é um material que passa pelo processo de galvanização para que atinja resistências maiores. A galvanização é um processo que imerge o aço em zinco fundido para que ele tenha maior resistência à corrosão.

O principal uso do aço galvanizado é na fabricação de canos, vigas de apoio e outras aplicações da construção civil.

 

Aço Galvalume: indicado para atmosferas agressivas

aço galvalume é um tipo de aço liga composto por zinco, silício e alumínio. Sua vida útil é quatro vezes maior do que o aço galvanizado. Por isso, ele é bastante utilizado em locais como indústrias e na marinha.

Tem grande aplicabilidade na construção civil, especialmente no segmento de telhas para coberturas metálicas.

 

Aço Inox: resistente a produtos químicos e à corrosão

Os aços inoxidáveis, ou simplesmente aço inox, são derivados da mistura do aço com cromo e níquel. Fabricados em alto forno a partir do ferro-gusa, resistem à corrosão atmosférica e a muitos produtos químicos.

Suas aplicações principais são na construção civil (tubulações, componentes, etc.) e em outros segmentos da indústria. Isso porque o aço inoxidável suporta altas temperaturas e tem resistência mecânica elevada. Por isso é utilizado também na produção de fornos, câmaras de combustão e máquinas de diversos tipos.

 

aço, como visto acima, possui muitos tipos, geometrias e aplicações. É um dos materiais mais consumidos no Brasil e no mundo e, por isso, movimenta a economia com suas diversas finalidades.

Se você precisar de ligas de aço, entre em contato com a Usi bronze. Somos especialistas na confecção das mais diversas ligas e podemos te ajudar a escolher o melhor tipo, de acordo com a sua necessidade.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030