As aplicações das Ligas de aço

O aço é um material presente no nosso dia a dia e pode ser encontrado onde menos imaginamos. Como há diferentes aplicações das ligas de aço, vale destacar que elas são obtidas a partir da adição de outros produtos químicos, melhorando sua qualidade.

Há inúmeros produtos utilizados para confeccionar ligas de aço, mas os principais são boro, níquel, manganês e silício, que estão presentes em itens utilizados em nossa rotina como parafusos, porcas, barras, motores e muito mais.

 

O boro nas aplicações das ligas de aço

A principal finalidade do boro nas aplicações das ligas de aço é aumentar a temperabilidade. Ele, portanto, é utilizado para revestimentos de superfície e para retardar o envelhecimento do aço.

 

Como o cromo beneficia as ligas de aço

As ligas de aço  confeccionadas com cromo têm desgaste retardado e mais temperabilidade. Além disso, esse material confere mais dureza ao produto final.

 

Níquel e manganês aplicados às ligas de aço

O níquel tem a função de aumentar a dureza do aço. Ele é resistente ao impacto e com ductilidade acima da média, ao passo que o manganês eleva a temperabilidade e reduz a temperatura do procedimento de dissolução do carbono.

 

O silício utilizado nas ligas de aço

O silício eleva a resistência em aços pobres e gera mais dureza. Por isso, ele é indicado para a fabricação de ligas de aço resistentes ao desgaste e aos ácidos, além de ter boa permeabilidade magnética.

 

Onde encontramos as ligas do aço

Diversos produtos que fazem parte da nossa rotina contam com ligas de aço. São eles parafusos, porcas, barras de aço para construção mecânica, barras de aço para ferramentas, hélices de bombas, instrumentos cirúrgicos, motores, transformadores, equipamentos elétricos e tubulações. Podemos, ainda, encontrar ligas de aço em esculturas, materiais de utilidades domésticas, transporte, construção civil, embalagens e na agricultura.

 

Ligas de aço na Usi Bronze Aços e Metais

Com mais de dez anos de atuação no segmento de ligas de aço, a Usi Bronze é a parceira ideal nesse mercado e realiza a distribuição de aço em todo o território nacional. Entre em contato com nossos consultores e peça um orçamento de acordo com a sua necessidade.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030