Conheça as características e vantagens do fio de cobre estanhado

O fio de cobre é um produto bastante utilizado pela indústria. Quando se fala em fio de cobre estanhado, sua aplicabilidade muda um pouco, visto que ele se torna ideal para o segmento náutico principalmente.

O estanho é aplicado para facilitar a aderência da solda. Identificados por sua cor prateada, os fios de cobre estanhado têm muitas propriedades que viabilizam seu uso na indústria naval, evitando a corrosão do mar e outros problemas recorrentes nesse tipo de ambiente.

 

O que é um fio de cobre estanhado

Fios utilizados em instalações elétricas não precisam receber solda. Isso significa que eles não são estanhados. Sendo assim, fios de cobre normais podem ser identificados por sua cor marrom clara. Por não serem estanhados, oferecem maior dificuldade para serem soldados.

O fio de cobre estanhado, por outro lado, possui uma fina capa de estanho que facilita a aderência da solda. Esses fios podem ser identificados pela cor prateada e não precisam ser limpos ou raspados para soldagem.

Como são excelentes condutores, os fios de cobre estanhados são bastante utilizados pela indústria naval. Bastante flexíveis, resistentes à corrosão e duráveis, eles estão presentes nas instalações elétricas das embarcações.

Isso porque, no mar, o processo de corrosão é acelerado em razão do ambiente, da umidade e das infiltrações. Se o fio de cobre estanhado é utilizado, essas instalações são preservadas.

 

Importância dos fios de cobre estanhado para a indústria naval

Equipamentos marítimos como os guinchos elétricos de âncora são, impreterivelmente, confeccionados com fios de cobre  estanhado. Isso porque esses equipamentos de grande porte necessitam de amperagem elevada para funcionarem em segurança.

Quando o fio de cobre estanhado é aplicado, é possível garantir a energização ideal para os guinchos de âncora. Assim, evitam-se paradas inesperadas e falhas como superaquecimento.

Na comparação com os fios de cobre  tradicionais, o estanhado tem condutividade garantida, que não se perde com o tempo. Isso porque não há oxidação dos filamentos – algo que compromete o funcionamento de embarcações por falta de voltagem necessária para alimentar os sistemas.

 

Precisa de fios de cobre estanhados? Fale com a Usibronze. Somos especialistas em ligas metálicas dos mais variados tipos há décadas e contamos com especialistas no segmento.

Fale com um de nossos representantes e obtenha a melhor liga de cobre estanhado do mercado!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030